Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15055
metadata.dc.type: TCC
Title: A poluição do Rio Gramame como estudo de caso para aulas de química no ensino médio
metadata.dc.creator: Cruz, Roberta dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonseca, Maria Gardennia da
metadata.dc.description.resumo: O método estudo de casos tem origem na metodologia Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e consiste em narrativas de situações complexas que necessitam do conhecimento científico para a tomada de decisão. Os objetivos deste trabalho foram apresentar o caso “Perigo com a Água Poluída”, relatar sua aplicação em uma turma da primeira série do ensino médio no primeiro e segundo bimestre em uma escola pública de João Pessoa do ano letivo de 2016 como parte de uma intervenção baseada na temática “Poluição do Rio Gramame”, bem como discutir sua contribuição para a formação científica e cidadã dos estudantes. As atividades didáticas favoreceram a busca e a análise de informações relacionadas à poluição de ambientes aquáticos, à reflexão sobre as prováveis causas de problemas reais, à tomada de decisão e à sugestão de possíveis soluções para o caso por parte dos alunos. Esta metodologia foi pautada em estudo qualitativo através de observação e aplicação em sala de aula, o que auxiliou os estudantes na interpretação de textos, promoveu a capacidade de identificação e resolução de problemas, além de possibilitar a aplicação dos conteúdos de Química em situações do cotidiano. Assim, em oito aulas (45 minutos cada) se trabalhou conteúdos de pH, separação de mistura, toxicidade dos elementos químicos, biodegradação, esgoto e tratamento da água a partir do caso proposto. Portanto, tais atividades, pautadas na metodologia de estudo de casos, mostraram-se potencialmente capazes de atender às novas demandas formativas para a educação básica.
Abstract: Case study method was originated of Problem-Based Learning (PBL) and consists of narratives of complex situations that require scientific knowledge for helps students learn to transfer knowledge to new situations. The objective of this work was to present the case "Danger with Polluted Water", to report its application in a class of first grade of high school in the first and second bimester in a public school of Joã o Pessoa of the academic year of 2016 as part of an intervention Based on the "Gramame River Pollution" theme, as well as discussing its contribution to the scientific and citizen training of students. The didactic activities favored the search and analysis of information related to the pollution of aquatic environments, the reflection on the probable causes of real problems, the decision making and the suggestion of possible solutions to the case by the students. This methodology was based on a qualitative study through observation and application in the classroom, which helped students in the interpretation of texts, promoted the ability to identify and solve problems, and enable the application of Chemistry contents in everyday situations . Thus, in eight classes (45 minutes one) we worked on pH, mixing separation, toxicity of the chemical elements, biodegradation, sewage and water treatment from the proposed case. Therefore, these activities, based on the methodology of case studies, were potentially able to meet the new training demands for basic education.
Keywords: Poluição aquática
Poluição do Rio Gramame
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Química
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15055
Issue Date: 28-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSC11072019.pdf743,57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.