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metadata.dc.type: TCC
Title: Tabuleiro quântico: uma ferramenta lúdica educativa para a compreensão do modelo atômico de Bohr no ensino médio
metadata.dc.creator: Carneiro, Alisson Paulino
metadata.dc.contributor.advisor1: Weber, Karen Cacilda
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda a importância da aplicação de jogos pedagógicos como método alternativo no ensino de química, devido a seu grande caráter motivador e facilitador da aprendizagem. Nesse contexto foi desenvolvido e aplicado um jogo didático a alunos do 1° e 3 º anos do ensino médio, visando facilitar a compreensão dos modelos de constituição da matéria e proporcionar a diminuição dos níveis de abstração encontrados no estudo dos modelos atômicos, em especial no modelo proposto por Bohr. O jogo apresentado é uma analogia ao átomo proposto por Bohr, com enfoque na localização do elétron no átomo de acordo com os números quânticos. Assim, foram aplicados questionários antes e após a aplicação do jogo, bem como o emprego de observação direta durante o desenvolvimento do trabalho e o uso de avaliações. Os resultados encontrados após a análise dos dados coletados demonstram que a proposta de inovar o ensino de química por meio da utilização de recursos lúdicos pedagógicos, alinha-se de modo significativo à construção de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: This paper addresses the importance of application of teaching games as an alternative method in chemistry teaching, because of his great learning motivator and facilitator character. In this context, a didactic game was developed and applied to the students of the 1st and 3rd years of high school in order to facilitate the understanding of the matter constitution models and to provide a reduction in levels of abstraction found in the study of the atomic models, particularly in the model proposed by Bohr. The introduced game is an analogy to the atom proposed by Bohr, focusing on the location of an electron in an atom according to the quantum numbers. So, questionnaires were applied before and after the game application, as well as the use of direct observation during work development and the use of assessments. The results after the analysis of the collected data shows that the proposal to innovate the teaching of chemistry through the use of educational ludic resources, aligns up significantly to the construction of knowledge in the teaching process.
Keywords: Modelos atômicos
Modelo atômico quântico
Ensino de química - Jogos pedagógicos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Química
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15056
Issue Date: 21-Nov-2016
Appears in Collections:TCC - Química

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