Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15096
metadata.dc.type: TCC
Title: Concepção dos docentes e discentes em relação ao processo de ensino e aprendizagem nos cursos de Química do CCA/UFPB.
metadata.dc.creator: Santos, Idairis Andrade dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Santos, Maria Betania Hermenegildo dos
metadata.dc.description.resumo: Ensinar química não tem sido uma tarefa fácil, seja no ensino médio ou no superior, uma vez que esse processo requer uma relação interpessoal entre aluno e professor, além do desenvolvimento de habilidades e competências. Nesse processo de ensino-aprendizagem o importante não é só conhecer o conteúdo químico que vai ser ensinado, mas a maneira como será ensinado, levando em consideração o contexto sociocultural em que o aluno se encontra inserido. Considerando o apresentado percebe-se que a formação do professor deve estar além do que é imposto na grade curricular dos cursos de química, sendo imprescindível que as práticas docentes do ensino superior em sala de aula busquem superar o modelo de ensino baseado na racionalidade técnica. Diante do exposto, o objetivo dessa pesquisa foi analisar a concepção dos docentes e discentes dos cursos de Química (Bacharelado e Licenciatura) do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Campus II, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), localizado na cidade de Areia (PB), quanto ao processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo de caso de natureza qualitativa-quantitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados dois (02) questionários semiestruturados, compostos de perguntas objetivas e dissertativas argumentativas sendo um voltado para os discentes e o outro para os docentes. Baseado nos resultados obtidos podemos afirmar que para os discentes participantes da pesquisa o bom ensino é caraterizado por uma boa metodologia e didática, sendo o professor o mediador no processo de ensino-aprendizagem. Para esses as metodologias utilizadas nas aulas de Química e Matemática são razoáveis, pois são teóricas e se baseiam na memorização, já as das aulas da área de Educação foram classificadas como ótimas. Para os discentes a metodologia utilizada nas aulas de Física é ruim, uma vez que essa não auxilia no seu processo de ensino-aprendizagem. Já os docentes revelaram que um bom ensino é aquele que promove a aprendizagem do aluno, e todos afirmaram despertar o interesse dos discentes pelos conteúdos ministrados e que relacionam este com outras disciplinas. Além disso, relataram que costumam cobrar na avaliação somente questões conceituais abordadas nas aulas e que na maioria das vezes relaciona a sua disciplina com a futura profissão dos discentes. Metade dos docentes afirmou que não tem formação pedagógica na área de educação, porém relataram que utilizam diversas metodologias, recursos e instrumentos avaliativos. Acreditamos que essa falta de formação pedagógica pode levar os docentes a terem dificuldades em transmitir os conteúdos científicos, numa perspectiva construtivista. Diante disso, faz-se necessário que todos percebam e reflitam sobre sua atuação transformando-a e transformando-se para que assim aconteça a valorização do ensino da mesma maneira que muitas vezes ocorre na pesquisa.
Abstract: Teaching chemistry has not been an easy task, either in high school or in college education, since this process requires a personal relationship between teacher and student, in addition to development of skills and competences. in the teaching-learning process is not only the knowledge about chemical content that will be taught, but about how it will be taught considering the historical context in which the student is inserted. Thus, it is noted that the teachers formation must be beyone of what is imposed in the course syllabus, and it is essential that the practices of higher education inside the classroom overcome the teaching model based on technical rationality. The aim of this research was to analyze the professors and students conception regarding the learning process of the chemistry courses of the Centro de Ciências Agrárias of the Universidade Federal da Paraíba. This research was carried out at the Centro de Ciências Agrárias, Campus II of the Universidade Federal da Paraíba, located in Areia (Paraíba) and had as a target audience the professors and students of the Chemistry (Bachelor and Licentiate) courses of this campus. The research is qualitative-quantitative based. As a data collection instrument, two (02) semi structured questionnaires, composed of objective questions and argumentative dissertations were used, one of them was aimed to students and the other applied to the professors. Based on the study we can affirm that for the students the research is characterized as a teaching is characterized by a good methodology and didactics with the teacher being the mediator in the teaching and learning process. To the students the methodology used in the Chemistry and Mathematic are reasonable, because they are theoretical and based in memorization, the education classes were classified as optimum. The physical methodology in physical classes were classified as bad once it did not help in the teaching-learning process. The professors revealed that a good teaching is when it promotes the student learning, all claim to arouse the students' interest in the contents taught and that relate this to other disciplines. In addition, they revealed that they usually required in the evaluations only conceptual content that was addressed during the classes and that most of the time relates their discipline to the future profession of the students; Half of the teachers affirmed that do not have pedagogical formation in the education field, but they also affirm that they use different methodologies, resources and evaluation tools. We believe that this lack of training can lead to teachers difficulties in transmitting scientific content in a constructive perspective. Therefore, it is necessary the perception and reflection by everyone on their performance, and then changing it in order to lead to a valuation of the teaching as it is observed in the research field.
Keywords: Educação superior
Química
Aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA E FÍSICA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Química e Física
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15096
Issue Date: 18-Jul-2019
Appears in Collections:TCC - Química - CCA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IAS19072019.pdf670,08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons