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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Júlio Cesar Araujo da-
dc.date.accessioned2019-07-19T12:13:30Z-
dc.date.available2019-05-24-
dc.date.available2019-07-19T12:13:30Z-
dc.date.issued2019-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15100-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-19T12:13:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCAS24052019.pdf: 1636362 bytes, checksum: 7e3fa5c0b6b921bd7c8b1f4b288e1db4 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO programa “educar pra valer”, implicações no processo de avaliação na cidade de Conde-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Francisca Alexandre de-
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo geral discutir as implicações - positivas e negativas - oriundas do processo de avaliação com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, envolvidos no projeto ―Educar pra Valer‖, na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Albino Pimentel no Sitio Gurugi, na cidade de Conde-Paraíba, cujos objetivos específicos foram discutir as estratégias de avaliação da aprendizagem adotadas pelo município a partir das proposituras do Projeto; Analisar se tais estratégias têm gerado maior interesse dos alunos em participar do processo de avaliação e discutir como se sentem alunos e professores neste processo avaliativo. A construção de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco alunos do 5º ano, com a professora da turma, a gestora da Escola e a coordenadora do Projeto, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação. Dentre os resultados alcançados, destacam-se, no discurso da professora e da gestora, um maior rendimento escolar com os alunos do 5º ano com pontos mais positivos que negativos, demonstram que os alunos se sentem mais seguros com a nova prática avaliativa no que diz respeito a capacidade de leitura, escrita e oralidade, o que tem despertado entusiasmo na professora e na gestora da escola, embora as estratégias de avaliação se pautam numa perspectiva que está mais para a realização de exames que de fato fazer um acompanhamento do processo avaliativo dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

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