Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNaziazene, Luciana Enilda-
dc.date.accessioned2019-07-19T14:02:37Z-
dc.date.available2019-07-27-
dc.date.available2019-07-19T14:02:37Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15106-
dc.description.abstractThis dissertation aims to present to the reader and reader an analysis of the pedagogical practices inserted in the hospital environment, focusing on the delimitation of the relatives of patients with chronic renal diseases. In the face of my work at the Hospital located in the city of João Pessoa-Paraíba, I decided to carry out this study, to which I coordinate pedagogical workshops aimed at the followers of renal patients who are being treated at the hospital. The great majority of the patients come from cities in the interior or from indigenous villages, in front of this public is focused on the concept of field pedagogy if it is necessary to apply activities directed to their environment. As a general objective, the research focused on describing and analyzing educational activities coordinated and developed by a pedagogue in training with the public of caregivers of chronic kidney patients. It is an autobiographical study in a critical-analytical perspective that allows the researcher to reflect on his own practice. The data collection was done through the experience with people who attended the workshops and reading room. The research resulted in the importance of a pedagogue of the field to use pedagogical practices as educational and therapeutic means for the companions of patients with chronic renal diseases.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-19T14:02:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LEN27052019.pdf: 663388 bytes, checksum: 19698b2855103fecfc4a00ef52c27ed0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-19T14:02:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LEN27052019.pdf: 663388 bytes, checksum: 19698b2855103fecfc4a00ef52c27ed0 (MD5) Previous issue date: 2019-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPacientes renaispt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectSujeitos do campopt_BR
dc.titleUma pedagoga em formação na coordenação de atividades educativas voltadas para famílias de pacientes renais: contribuições para a educação do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Jeane Felix da-
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso (TCC), tem por finalidade apresentar ao leitor e leitora do mesmo, uma análise acerca das práticas pedagógicas inseridas no ambiente hospitalar, enfocando, a delimitação dos parentes dos portadores de doenças renais crônicas. Diante do trabalho que realizo no Hospital localizado na cidade de João Pessoa-Paraíba decidi realizar este estudo, ao qual coordeno oficinas pedagógicas voltadas para os acompanhantes de pacientes renais que fazem tratamento no hospital. A grande maioria dos pacientes vem de cidades do interior ou de aldeias indígenas, diante desse público está voltado para o conceito de pedagogia do campo se faz necessário aplicar atividades voltadas para o seu meio de vivencia. Como objetivo geral a pesquisa pautou-se em descrever e analisar as atividades educativas coordenadas e desenvolvidas por uma pedagoga em formação junto ao público de cuidadoras de pacientes renais crônicos(as). Trata-se de um estudo autobiográfico numa perspectiva crítico-analítica que propicia o sujeito pesquisador a refletir sobre sua própria prática. A coleta dos dados se deu por meio da vivência com as pessoas que frequentavam as oficinas e sala de leitura. A pesquisa resultou na importância de uma pedagoga do campo utilizar práticas pedagógicas como meio educacional e terapêutico para as acompanhantes de pacientes portadores de doenças renais crônicaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LEN27052019.pdf647,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons