Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15110
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dc.creatorOliveira, Taiza Santos de-
dc.date.accessioned2019-07-19T15:09:51Z-
dc.date.available2019-05-27-
dc.date.available2019-07-19T15:09:51Z-
dc.date.issued2019-05-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15110-
dc.description.abstractThis work aims to analyze the relationships between family, community and school presented in the rural education plan, knowing the full importance of this type of relationship and maintaining a good coexistence as a key point for a good development of the learner with the aim of discussing the importance of family and community inserted in the educational spaces; The theoretical support results from the contributions of Freire (2006), Batista (2011), Molina (2004), Calcart (2002), who contributed to rural education, Rodrigues and Bonfim (2017), who cooperate with the characterization of the School and Freitas (2011), Parolin (2008) Zagury (2002) who contribute to the discussion about the Family. The methodology used in this work was the field research with qualitative character, developed in two Middle Schools in the rural area of Sapé-PB; the components of the schools are teachers of basic education who teach children from their earliest years of Primary Education. As results, we highlighted that there is a relationship between school, family and community mediated by activities such as meetings, seminars and events on commemorative dates. However, we do not register any innovative or contextualized initiative in the space developed by the school and teachers that aims to strengthen these ties. 67% of the teachers interviewed believe that the relationship between the school and the families of the students is positive and would give 9.0 and 10.0 to this category. According to the teaches interviewed it is understood that the absence of parents and community is still high, even with the search for their insertion in school projects and events.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-19T15:09:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) TSO27052019.pdf: 525879 bytes, checksum: bf86ef612b1f14b6ad440a34eee557c1 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEscola - famíliapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleRelação familia, escola e comunidade no contexto do campo reflexões a partir do olhar dos docentespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Ana Célia Silva-
dc.description.resumoEste trabalho visa analisar as relações entre família, comunidade e escola presentes na educação do campo, sabendo da plena importância desse tipo de relacionamento e bom convívio como ponto chave para o bom desenvolvimento do educando. Com o objetivo de discutir a importância da família e da comunidade como espaços educativos; problematizar a inserção das famílias e comunidade na escola. O aporte teórico resulta das contribuições de Freire (2006), Batista (2011), Molina (2004), Calcart (2002), que contribuem com a Educação do Campo, Rodrigues e Bonfim (2017) cooperam com a caracterização da Escola e Freitas (2011), Parolin (2008) Zagury (2002) contribuem com a discussão sobre a Família. A metodologia utilizada foi a pesquisa de campo de caráter qualitativo, desenvolvida em duas escolas de ensino fundamental do município de Sapé-PB na zona rural; os seus sujeitos são professoras da educação básica, que lecionam para crianças dos anos iniciais do Ensino fundamental.Como resultados,destacamos que há uma relação entre a escola, a família e a comunidade mediatizada por atividades como reuniões, seminários e eventos em datas comemorativas. Contudo, não registramos nenhuma iniciativa mais inovadora ou contextualizada ao campo desenvolvida pela escola e professores que fortaleçam esses laços. 67% das entrevistadas acreditam que a relação entre a escola e os familiares dos educandos é positiva e dariam 9,0 e 10,0 para essa relação. Percebe-se também, que as professoras entrevistadas, compreendem que a ausência dos pais e da comunidade ainda é grande, mesmo com a busca de sua inserção nos projetos e eventos escolares.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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