Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15116
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Raphael Augustus Ibanez Cirino de-
dc.date.accessioned2019-07-22T10:51:01Z-
dc.date.available2019-05-21-
dc.date.available2019-07-22T10:51:01Z-
dc.date.issued2019-05-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15116-
dc.description.abstractThe present study had as its objective to present the contribution of the course of Pedagogy (Field Education) from the Federal University of Paraiba to its graduates that work in classrooms in urban áreas. To reach these objectives I choose the use as theoretical base Arroyo (1999), Freire(2005; 2008), Caldart (2004;2009), Fernandes(1999; 2005) e Molina (2014; 2015). In order to complement the analyze I performed a research with qualitative character along with the graduates from the course of Pedagogy with na in-depth Field of Field Education from Campus I in João Pessoa. As instrument of research I used a quis in Google Docs and interviews through social media. The obtained results showed that most of the interviewed graduates work professionaly in schools located in urban áreas pointing out that one of the main contribution from the course was a changing in their way of seeing the world which was achieved by a presentation of a new educacional paradigm.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-22T10:51:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RAICA21052019.pdf: 460227 bytes, checksum: ba01d1f6d73d2bdfea20bd1ecd552cdd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-22T10:51:01Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RAICA21052019.pdf: 460227 bytes, checksum: ba01d1f6d73d2bdfea20bd1ecd552cdd (MD5) Previous issue date: 2019-05-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEgressospt_BR
dc.titleAs contribuições do curso de pedagogia do campo aos egressos que atuam em áreas urbanaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva , Eduardo Jorge Lopes da-
dc.description.resumoO trabalho teve como objetivo apresentar as contribuições do curso de Pedagogia (Educação do Campo) da Universidade Federal da Paraíba para seus egressos que atuam em salas de aula em centros urbanos. Para alcançar este objetivos optei por utilizar como base teórica Arroyo (1999), Freire (2005;2008), Caldart (2004;2009), Fernandes(1999; 2005) e Molina (2014; 2015). A fim de complementar a análise realizei uma pesquisa de caráter qualitativo junto aos egressos do curso de Pedagogia com área de aprofundamento em Educação do Campo do Campus I em João Pessoa. Como instrumento de pesquisa utilizei um questionário no Google docs e entrevistas através de redes sociais. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos egressos entrevistados atuam profissionalmente em escolas de áreas urbanas tendo como uma das principais contribuições do curso uma mudança em sua forma de enxergar o mundo devido a apresentação de um nova concepção educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RAICA21052019.pdf449,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons