Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15123
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Maria Santana de-
dc.date.accessioned2019-07-22T12:31:47Z-
dc.date.available2019-05-22-
dc.date.available2019-07-22T12:31:47Z-
dc.date.issued2019-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15123-
dc.description.abstractThis work had as general objective to analyze the teaching of sciences in the Municipal School of Elementary Education "João Paulo II". As specific objectives, identify the possible difficulties in teaching science, raise the pedagogical strategies of science teaching and know the Didactics developed in science classes in the mentioned school. The research is inserted in the methodological assumptions of qualitative research, observing, collecting and analyzing data, with exploratory character. As for data collection, the semi-structured interview was used, which was applied to three elementary school teachers who work in the mentioned schools, located in Roma, rural area of the municipality of Bananeiras-PB. The results were divided into four categories: working the student's reality in the classroom; Methodology and dedication in the planning of classes; Motivation and difficulties faced in science class; Interdiciplinality in science class. The results of this research showed that teachers know the importance of working with the student's reality and with practical classes outside and inside the school, with experiments. It was found that they even try to innovate their classes, but the difficulties are great, such as lack of resources, spaces and time. We can thus raise important reflections on the work with the student's reality and the importance of practical experiences and lessons.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-22T12:31:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSL22052019.pdf: 4409902 bytes, checksum: 7ec70e7870909104da4dc6512f6de719 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-22T12:31:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSL22052019.pdf: 4409902 bytes, checksum: 7ec70e7870909104da4dc6512f6de719 (MD5) Previous issue date: 2019-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino - ciênciaspt_BR
dc.subjectAula práticapt_BR
dc.titleO ensino de ciências na escola municipal de ensino fundamental “João Paulo II”pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Ricardo de Carvalho-
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo geral analisar o ensino de Ciências na Escola Municipal de Ensino Fundamental “João Paulo II”. Como objetivos específicos, identificar as possíveis dificuldades no ensino de ciências, levantar as estratégias pedagógicas do ensino de ciências e conhecer a didática desenvolvida nas aulas de ciências na referida escola. A pesquisa se insere nos pressupostos metodológicos da pesquisa qualitativa, observando, coletando e fazendo análises de dados, com caráter exploratório. Quanto à coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, que foi aplicada com 3 professores do ensino fundamental que atuam na supracitada escola, localizada em Roma, zona rural do município de Bananeiras – PB. Os resultados foram divididos em quatro categorias: Trabalhando a realidade do aluno na sala de aula; Metodologia e dedicação no planejamento das aulas; Motivação e dificuldades enfrentadas na aula de ciências; Interdiciplinalidade na aula de ciências. Os resultados dessa pesquisa mostraram que os professores sabem a importância de se trabalhar com a realidade do aluno e com aulas práticas fora e dentro da escola, com experimentos. Constatou-se que eles até tentam inovar em suas aulas, mas as dificuldades são grandes, como a falta de recursos, espaços e tempo. Podemos, assim, levantar importantes reflexões sobre o trabalho com a realidade do aluno e a importância de experiências e aulas práticas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSL22052019.pdf4,31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons