Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15126Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Aldiclea Alves dos | - |
| dc.date.accessioned | 2019-07-22T14:38:32Z | - |
| dc.date.available | 2019-07-08 | - |
| dc.date.available | 2019-07-22T14:38:32Z | - |
| dc.date.issued | 2018-12-11 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15126 | - |
| dc.description.abstract | The present work dealt with the playing in Elementary School Childhood Education and sought to emphasize the idea that playing contributes to the development of the child in the school environment where they live daily, in search of knowledge. The school constitutes a space of learning that seeks to favor the development of affective and intellectual abilities of the child. The purpose of this study was to analyze the teachers' conceptions about playing in Early Childhood Education, in order to identify what they think about this object and the difficulties to work with classroom playing the studies of Vygotsky ([1932] 1998b); Piaget (1976); Kishimoto (1994) were used as theoretical framework. The methodology chosen was qualitative, and a field survey was carried out. As a data collection instrument, a questionnaire was used, consisting of twelve discursive or argumentative questions. The subjects of the research were five teachers of Early Childhood Education. The results indicate that the teachers did not have a training oriented to the teaching of this subject, making it more difficult to work with the ludic in the classroom, passing an idea that the playfulness is sometimes understood as content to be taught. They reveal little theoretical-methodological domain about plaactivities in the classroom. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-22T14:38:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAS03072019.pdf: 518653 bytes, checksum: 590f7988f301b28d6c5302da5263473b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-22T14:38:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AAS03072019.pdf: 518653 bytes, checksum: 590f7988f301b28d6c5302da5263473b (MD5) Previous issue date: 2018-12-11 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
| dc.subject | Professor - educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Ludicidade | pt_BR |
| dc.title | Ludicidade: o brincar na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Idelsuite de Sousa | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho abordou o brincar na Educação Infantil e procurou enfatizar a ideia de que a brincadeira contribui para o desenvolvimento da criança no ambiente escolar, onde convivem diariamente em busca de saberes. A escola constitui-se em um espaço de aprendizagem que busca favorecer o desenvolvimento de habilidades sócio-afetivas e intelectuais da criança. A pesquisa teve como objetivo analisar concepções de professoras dos anos iniciais sobre o brincar na Educação Infantil no sentido de identificar o que estas pensam sobre esse objeto e as dificuldades para trabalhar com a ludicidade em sala de aula. Os estudos de Vygotsky ([1932] 1998b), Piaget (1976), Kishimoto (1994) fundamentaram o trabalho. A metodologia escolhida foi de caráter qualitativo, tendo sido realizada uma pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário composto de doze questões abertas discursivas. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professoras da Educação Infantil. Os resultados indicam que as professoras não tiveram uma formação voltada para o ensino desta temática, tornando mais difícil trabalhar com o lúdico em sala de aula, passando uma ideia de que o lúdico é por vezes entendido como conteúdo a ser ensinado. Também revelam pouco domínio teórico-metodológico sobre atividades lúdicas em sala de aula. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AAS03072019.pdf | 506,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
