Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15128
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Ângela Tamires de Amorim-
dc.date.accessioned2019-07-22T15:20:45Z-
dc.date.available2019-07-16-
dc.date.available2019-07-22T15:20:45Z-
dc.date.issued2019-06-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15128-
dc.description.abstractThe present research has as objective to know the perception of the teachers of the infantile education of a crèche of the Municipality of Limoeiro / PE, with respect to the pedagogical planning of the infantile education. Considering the focus of this research and the motivation for this theme, the study led us to understand how planning in children's education is worked, because we know the importance that the planning presents, especially when the focus is early childhood education. That is, we often come across teachers who do not understand and not the real importance of planning, we also perceive the refusal to plan or even the little preparation that teachers have, and that most of the time they consider this task of planning uncomfortable and laborious. As a theoretical reference, the research was anchored in Vasconcelos (2007), Libâneo (1994) and the National Curricular Reference for Early Childhood Education (RCNEI, 1998), among others that contributed to the theoretical construction of this research. The study was carried out from a field research with a qualitative approach. The research was carried out in a Nursery of the Municipality of Limoeiro/PE, and participated in the research 08 (eight) teachers. As a research tool we used a questionnaire that was applied with the teachers, whose questions involved the researched topic. In this way, this research allowed me to know better the reality of the day care center, and how the planning is worked, also to understand if the teachers knew how to differentiate planning of lesson plan, and thus, achieve the proposed goal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-22T15:20:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ATAS16072019.pdf: 663933 bytes, checksum: 0e2ba5d54e73c1af25c7637f1b2aec79 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-22T15:20:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ATAS16072019.pdf: 663933 bytes, checksum: 0e2ba5d54e73c1af25c7637f1b2aec79 (MD5) Previous issue date: 2019-06-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titlePlanejamento e educação infantil: as crianças em focopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo conhecer a percepção dos professores da educação infantil de uma creche do Município de Limoeiro/PE, com relação ao planejamento pedagógico da educação infantil. Considerando o foco desta pesquisa e a motivação por essa temática, o estudo nos levou a entender como o planejamento na educação infantil é trabalhado, pois, sabemos da importância que o planejamento apresenta, principalmente quando o foco é a educação infantil. Ou seja, muitas vezes nos deparamos com professores que não compreendem e não dão a real importância ao planejamento, percebe-se também a recusa em planejar ou mesmo o pouco preparo que os professores possuem, e que na maioria das vezes eles consideram essa tarefa de planejar incômoda e trabalhosa. Como referencial teórico, a pesquisa se ancorou em Vasconcelos (2007), Libâneo (1994) e o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (RCNEI, 1998) entre outros que contribuíram para a construção teórica desta pesquisa. O estudo foi realizado a partir de uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada em uma Creche do Município de Limoeiro/PE, e participaram da pesquisa 08 (oito) professoras. Como instrumento de pesquisa usamos um questionário que foi aplicado com as professoras, cujas questões envolviam o tema pesquisado. Desta forma, essa pesquisa proporcionou conhecer melhor a realidade da Creche, e como o planejamento é trabalhado, entender também se as professoras sabiam diferenciar planejamento de plano de aula, e assim alcançar o objetivo proposto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ATAS16072019.pdf648,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons