Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15131Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Oliveira, Emanuel Messias de Carvalho | - |
| dc.date.accessioned | 2019-07-23T11:18:56Z | - |
| dc.date.available | 2019-07-03 | - |
| dc.date.available | 2019-07-23T11:18:56Z | - |
| dc.date.issued | 2019-06-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15131 | - |
| dc.description.abstract | The present work had the general objective of analyzing the professional performance of male teacher in Early Childhood Education / initial years, as well as reflecting on the process of feminization of the teaching profession, which culturally establishes the teaching profession as being generally occupied by women. The method developed for this study was qualitative exploratory research, and for data analysis the Bardin content analysis technique. It can be seen from the studies carried out the difficulty of breaking some fixed patterns and with static identities of the male figure in early childhood education / early years. In this sense, the pedagogical exercise is under the mainstay of utilitarian conceptions and practices that expose to understand the performance of men in teaching with children as professionals of education. The findings of this study lead us to understand that the protagonists of this study believe that in the case of a teaching profession, women have a profile to teach children and men to teach older students or adults. We hope that this study can contribute significantly to improving the quality of education, regardless of gender. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-23T11:18:55Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMCO03072019.pdf: 758567 bytes, checksum: 504d91f84a38e32a627d03c1027a0ce8 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-23T11:18:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EMCO03072019.pdf: 758567 bytes, checksum: 504d91f84a38e32a627d03c1027a0ce8 (MD5) Previous issue date: 2019-06-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil - professor | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula - professor | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.title | Feminização na formação de professores no curso de Pedagogia nas instituições de ensino superior: um olhar sobre os desafios da figura masculina no lócus da educação infantil/anos iniciais | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Anselmo, Roberto Derivaldo | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a atuação profissional professor homem na Educação Infantil/anos iniciais, bem como refletir sobre o processo de feminização do magistério, que institui culturalmente a profissão docente como sendo ocupada em sua generalidade por mulheres. O método desenvolvido para este estudo foi a pesquisa exploratória de caráter qualitativo, e para análise de dados a técnica de analise de conteúdo de Bardin. Percebe-se a partir dos estudos realizados a dificuldade que se tem de romper alguns padrões fixos e com identidades estáticas da figura do masculino na educação infantil/anos inicias. Nesse sentido, o exercício pedagógico vigora sob o esteio de concepções e práticas utilitárias que expõem entender a atuação de homens na docência com crianças como profissionais da educação. Os achados deste estudo nos levam a compreender que os protagonistas desse estudo acreditam que em se tratando de profissão docente, as mulheres têm um perfil para ensinar crianças e os homens para o ensino dos alunos maiores ou adultos. Esperamos que este estudo possa contribuir de forma significativa para melhoria da qualidade da educação, independente de gênero. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EMCO03072019.pdf | 740,79 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
