Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15132Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Josefa Jaqueline Oliveira dos | - |
| dc.date.accessioned | 2019-07-23T11:36:29Z | - |
| dc.date.available | 2019-07-03 | - |
| dc.date.available | 2019-07-23T11:36:29Z | - |
| dc.date.issued | 2019-06-04 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15132 | - |
| dc.description.abstract | This research approaches the school indiscipline, a theme that has been one of the schools’ main worries. The research had as its goals the analysis of the teachers’ conceptions about school indiscipline, aiming to comprehend the strategies adopted by them to face head-on this question that hampers the classes’ progress. The authors that back up the research are: Tiba (2006), Aquino (1996) and Alves (2006). The methodological approach is qualitative through field research. It was used as collection instrument a questionnaire comprised of open questions. The research’s subjects were four Early Years Grade School teachers of a school in the District of Mororó, a municipality from Barra de Santana, Paraíba. The results indicate that indiscipline is something that persists in the classroom, but this has not pressed the school and teachers to study this thematic in continued training. The teachers do not link the indiscipline to classroom dynamics, even though they consider lessons to be somewhat traditional. They attribute the responsibility for the indiscipline to the students and do not occupy the students as a way to ease the indiscipline. The teachers do not know the inclusion of the indiscipline thematic in the school’s Political- Pedagogical Project. It is concluded that indiscipline still isn’t a subject of study for the teaching staff and maybe, because of that, it takes up a significant space in the classroom. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-23T11:36:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JJOS03072019.pdf: 628197 bytes, checksum: 5990ee6b1003049966d63991896cf817 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-23T11:36:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JJOS03072019.pdf: 628197 bytes, checksum: 5990ee6b1003049966d63991896cf817 (MD5) Previous issue date: 2019-06-04 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Indisciplina escolar - professores | pt_BR |
| dc.subject | Escola - violência | pt_BR |
| dc.subject | Projeto Político Pedagógico | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula - indisciplina | pt_BR |
| dc.title | Indisciplina escolar: o olhar de professoras de uma escola municipal do distrito de Mororó | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Idelsuite de Sousa | - |
| dc.description.resumo | Esta pesquisa aborda a indisciplina escolar, uma temática que tem se constituído em uma das principais preocupações das escolas. A pesquisa teve como objetivo analisar a concepção das professoras sobre a indisciplina na escola, buscando compreender as estratégias adotadas por estas para enfrentarem essa questão que incomoda o andamento das aulas. Os autores que respaldam a pesquisa são: Tiba (2006), Aquino (1996), Alves (2006). A abordagem metodológica é qualitativa através de pesquisa de campo. Foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário composto por 10 questões abertas. Os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do Distrito de Mororó, município de Barra de Santana-PB. Os resultados indicam que a indisciplina é algo ainda muito presente na sala de aula, mas isto não tem mobilizado a escola e os professores a estudarem esta temática em suas formações continuadas. As professoras não vinculam a indisciplina com a dinâmica da sala de aula, ainda que considerem as aulas um pouco tradicionais. Atribuem aos alunos a responsabilidade pela indisciplina e não ocupam os alunos como forma de amenizar a indisciplina. As professoras desconhecem a inclusão da temática indisciplina no Projeto Político Pedagógico da escola. Conclui-se que a indisciplina ainda não é objeto de estudo do corpo docente e talvez, por isso, ocupe um espaço significativo na sala de aula. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| JJOS03072019.pdf | 613,47 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
