Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15133Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Barbosa, Maria José Brito | - |
| dc.date.accessioned | 2019-07-23T12:03:02Z | - |
| dc.date.available | 2019-07-03 | - |
| dc.date.available | 2019-07-23T12:03:02Z | - |
| dc.date.issued | 2017-12-05 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15133 | - |
| dc.description.abstract | This work talks about musicalization as a pedagogical instrument in early childhood education and had as its problem to reflect on several possibilities of works with the use of musicality in early childhood education. Among the questions that we elaborate some became more instigating, namely: What is the place occupied by musicality in Early Childhood Education? Is learning musicality important? Why do children interact well with any activity with sound ?. The general objective of the research was to analyze the contributions that music teaching can provide in the development of children in early childhood education and the way it is used by educators working in this age group and as specific objectives: to verify the importance of learning music in socialization and learning, to understand the dynamics of music teaching in schools, to understand the ways in which music interacts with other work axes in this phase of schooling and to analyze the contributions that music teaching can provide in the development of children in early childhood education. For this, a bibliographic research was carried out. This work is a consequence of experiences in early childhood education through the stages of the Pedagogy course of the UFPB in the municipal network of Teaching in the city of Bayeux and represents a conception and practical examples for the teachers of the infantile education. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-23T12:03:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJBB03072019.pdf: 851725 bytes, checksum: 67e2c191b2db711ef408af2906be7f1b (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-23T12:03:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJBB03072019.pdf: 851725 bytes, checksum: 67e2c191b2db711ef408af2906be7f1b (MD5) Previous issue date: 2017-12-05 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino - música | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil - música | pt_BR |
| dc.subject | Musicalidade - escola | pt_BR |
| dc.title | A importância da musicalidade: uma análise de como vem sendo utilizada na educação infantil | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Cavalcanti, Cristhiane Silva | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho fala da musicalização como instrumento pedagógico na educação infantil e teve como seu problema refletir sobre diversas possibilidades de trabalhos com o uso da musicalidade na educação infantil. Dentre os questionamentos que elaboramos alguns se tornaram mais instigantes, a saber: Qual o lugar ocupado pela musicalidade na Educação Infantil? É importante o aprendizado com musicalidade? Por que as crianças interagem bem a qualquer atividade com som? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições que o ensino com musicalidade pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e a forma como é usada pelos educadores que atuam nesta faixa etária e como objetivos específicos: verificar a importância do aprendizado com musicalidade na socialização e aprendizagem, conhecer a dinâmica do ensino com musicalidade nas escolas, perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho nesta fase da escolarização e analisar as contribuições que o ensino com musicalidade pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil. Para tal foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico. Este trabalho é consequência de vivências na educação infantil através dos estágios do curso de Pedagogia da UFPB na rede municipal de Ensino na cidade de Bayeux e representa uma concepção e exemplos práticos para as professoras da educação infantil. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MJBB03072019.pdf | 831,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
