Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15133
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Maria José Brito-
dc.date.accessioned2019-07-23T12:03:02Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-23T12:03:02Z-
dc.date.issued2017-12-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15133-
dc.description.abstractThis work talks about musicalization as a pedagogical instrument in early childhood education and had as its problem to reflect on several possibilities of works with the use of musicality in early childhood education. Among the questions that we elaborate some became more instigating, namely: What is the place occupied by musicality in Early Childhood Education? Is learning musicality important? Why do children interact well with any activity with sound ?. The general objective of the research was to analyze the contributions that music teaching can provide in the development of children in early childhood education and the way it is used by educators working in this age group and as specific objectives: to verify the importance of learning music in socialization and learning, to understand the dynamics of music teaching in schools, to understand the ways in which music interacts with other work axes in this phase of schooling and to analyze the contributions that music teaching can provide in the development of children in early childhood education. For this, a bibliographic research was carried out. This work is a consequence of experiences in early childhood education through the stages of the Pedagogy course of the UFPB in the municipal network of Teaching in the city of Bayeux and represents a conception and practical examples for the teachers of the infantile education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-23T12:03:01Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJBB03072019.pdf: 851725 bytes, checksum: 67e2c191b2db711ef408af2906be7f1b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-23T12:03:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MJBB03072019.pdf: 851725 bytes, checksum: 67e2c191b2db711ef408af2906be7f1b (MD5) Previous issue date: 2017-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - músicapt_BR
dc.subjectEducação infantil - músicapt_BR
dc.subjectMusicalidade - escolapt_BR
dc.titleA importância da musicalidade: uma análise de como vem sendo utilizada na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Cristhiane Silva-
dc.description.resumoEste trabalho fala da musicalização como instrumento pedagógico na educação infantil e teve como seu problema refletir sobre diversas possibilidades de trabalhos com o uso da musicalidade na educação infantil. Dentre os questionamentos que elaboramos alguns se tornaram mais instigantes, a saber: Qual o lugar ocupado pela musicalidade na Educação Infantil? É importante o aprendizado com musicalidade? Por que as crianças interagem bem a qualquer atividade com som? O objetivo geral da pesquisa foi analisar as contribuições que o ensino com musicalidade pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil e a forma como é usada pelos educadores que atuam nesta faixa etária e como objetivos específicos: verificar a importância do aprendizado com musicalidade na socialização e aprendizagem, conhecer a dinâmica do ensino com musicalidade nas escolas, perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho nesta fase da escolarização e analisar as contribuições que o ensino com musicalidade pode proporcionar no desenvolvimento das crianças na educação infantil. Para tal foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico. Este trabalho é consequência de vivências na educação infantil através dos estágios do curso de Pedagogia da UFPB na rede municipal de Ensino na cidade de Bayeux e representa uma concepção e exemplos práticos para as professoras da educação infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MJBB03072019.pdf831,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons