Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15134
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPompeu, Cristina da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-23T12:35:12Z-
dc.date.available2019-07-02-
dc.date.available2019-07-23T12:35:12Z-
dc.date.issued2019-06-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15134-
dc.description.abstractThe present research was constructed from the following question: What are the contributions of games and games to the teaching and learning of mathematics in the initial years of elementary school? Our general objective is to analyze the importance of games and jokes in the teaching of mathematics in the initial years of elementary school. We also want to: reflect on the objectives of mathematics teaching in the initial years of elementary school; To verify the importance that the teacher attributes to the teaching of mathematics and how it develops it in the classroom; Identify if (and how) happens the use of games and games in mathematics teaching in the initial years of elementary school. Based on the study, we adopted the following theorists Ribeiro (2009), Starepravo (2009), Soares (2009). This is a descriptive field research with a qualitative approach involving five teachers from a public school in the municipality of Taperoá-pb. As instruments, a questionnaire and observation were used. As a result, we observed that all teachers, whenever possible, used some methodological resources in their math classes, the research also showed that when the abacus was used the children interacted more, there was socialization and mutual respect among other facts. The study focused on differentiated methodological discussions, such as games and games in the school environment as a proposal to help students' educational development, a fact that deserves attention of the teachers of this municipality.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-23T12:35:12Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSP02072019.pdf: 1068145 bytes, checksum: 0c2e09e38e9bc9d9ead4aa16f0e49f92 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-23T12:35:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) CSP02072019.pdf: 1068145 bytes, checksum: 0c2e09e38e9bc9d9ead4aa16f0e49f92 (MD5) Previous issue date: 2019-06-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLúdicopt_BR
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - lúdicopt_BR
dc.titleContribuições dos jogos e brincadeiras para o ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Ana Célia Silva-
dc.description.resumoA presente pesquisa foi construída a partir da seguinte indagação: Quais as contribuições dos jogos e brincadeiras para o ensino e aprendizagem de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Nosso objetivo geral é analisar a importância dos jogos e brincadeiras no ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Queremos ainda: refletir sobre os objetivos do ensino da matemática nos anos iniciais do ensino fundamental; Verificar qual a importância que o professor(a) atribui ao ensino de matemática e como o desenvolvem em sala de aula; Identificar se (e como) acontece o uso dos jogos e brincadeiras no ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Como base para o estudo adotamos os seguintes teóricos Ribeiro (2009), Starepravo (2009), Soares (2009). Trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva, de abordagem qualitativa, que envolve cinco professores de uma escola pública do município de Taperoá-PB como instrumentos, foi utilizado questionário e observação. Como resultado observamos que todos as professoras sempre que possível utilizam algum recurso metodológico nas suas aulas de matemática, a pesquisa também evidenciou que quando se utilizou o ábaco as crianças interagiram mais, houve socialização e respeito mutuo entre outros fatos. Destacamos então como resultados da pesquisa que os jogos contribuem de forma significativa no ensino e aprendizagem de matemática, pois os alunos interagem mais, assim como sua atenção é maior, bem como a socialização e o debate entre as crianças; Desenvolve-se mais o raciocínio lógico e valores como aceitar ganhar ou perder, respeitando o resultado do jogo. Constatamos ainda que sempre que possível os professores introduzem os jogos e brincadeiras como ferramentas de ensino e aprendizagem, o que acontece no mínimo uma vez por semana e dão e valorizam essa ferramenta metodológica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSP02072019.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons