Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15135
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartiniano, Elaine da Silva-
dc.date.accessioned2019-07-23T12:44:57Z-
dc.date.available2019-07-07-
dc.date.available2019-07-23T12:44:57Z-
dc.date.issued2018-12-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15135-
dc.description.abstractThe present research entitled GENDER CONSTRUCTIONS IN CHILDREN EDUCATION: An analysis in the school of the municipality of Cabo de Santo Agostinho / PE, has the general objective to analyze the constructions of gender in the education of children in a school in the municipality of Cabo / PE. The methodology used in the research consisted of a field study with the intention of observing facts and phenomena exactly as it occurs in the real, being this way a research of explanatory study. The instrument of information gathering that ruled the research was the questionnaire composed with ten open to those involved in the research could expose their thoughts and opinions with certain freedom. For the application of the questionnaire it was necessary to the participation of six teachers who teach in kindergarten class in a public school in the municipality of Cabo / PE. Among the results achieved, we highlight that: gender issues arise in day-to-day classroom education in the relationship between teacher-student-student, even without preliminary planning; students are also treated in daily activities, games, etc.; even without the inclusion of gender issues in school planning and network formation, teachers seek to develop a meaningful daily practice in which children can develop actions of equality, respect, solidarity, etc.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-23T12:44:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESM03072019.pdf: 487216 bytes, checksum: 182063eca9c13eae2cc4e7b9c9e114c4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-23T12:44:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ESM03072019.pdf: 487216 bytes, checksum: 182063eca9c13eae2cc4e7b9c9e114c4 (MD5) Previous issue date: 2018-12-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantil - gêneropt_BR
dc.subjectConstrução de gênero - criançapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleConstruções de gênero na educação infantil: uma análise na escola do município do Cabo de Santo Agostinho/ PEpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lins, Mariana-
dc.description.resumoA presente pesquisa intitulada CONSTRUÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Uma análise na escola do município do Cabo de Santo Agostinho/ PE, tem por objetivo geral analisar as construções de gênero na educação infantil em uma escola do município do Cabo/PE. A metodologia empregada na pesquisa consistiu em um estudo de campo com a intenção de observar fatos e fenômenos exatamente como ocorre no real, tratando-se desse modo de uma pesquisa de estudo explicativo. O instrumento de coleta de informações que regeu a pesquisa foi o questionário composto com dez abertas para as envolvidas na pesquisa pudessem expor seus pensamentos e opiniões com certa liberdade. Para aplicação do questionário foi necessário à participação de seis professoras que lecionam em classe de educação infantil em uma escola pública do município de Cabo/ PE. Dentre os resultados alcançados ressaltamos que: as questões de gênero surgem na educação infantil no dia-dia em sala de aula, no relacionamento entre professora-aluno- aluna, mesmo sem um planejamento preliminar; os alunos e alunas são tratados igualmente em atividades diárias, brincadeiras, etc.; mesmo sem a inclusão das questões de gênero não serem discutidas no planejamento escolar e nas formações de rede, as professoras procuram desenvolver uma prática diária significativa nas quais as crianças possam desenvolver ações de igualdade, respeito, solidariedade, etc.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESM03072019.pdf475,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons