Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15136
Tipo: | TCC |
Título: | A contribuição da leitura de histórias infantis no processo ensino aprendizagem |
Autor(es): | Silva, Josimária Fernandes da |
Primeiro Orientador: | Gonçalves, Catarina Carneiro |
Resumo: | O cenário contemporâneo brasileiro evidencia a existência de muitas dificuldades na educação, sobretudo quando analisados os baixos desempenhos discentes em relação a leitura e escrita. Ao buscarem compreender a gênese do problema, estudos se debruçam sobre os variados aspectos referentes as práticas de ensino e aprendizagem da leitura, destacando a importância do desenvolvimento de práticas prazerosas que envolvam o ato de ler, atribuindo grande importância desse estímulo no processo formativo de alunos leitores. De modo geral, o que se reconhece é que as atividades de leitura, em sala de aula, são muitas vezes desestimuladoras, e que, em função da forma como são trabalhadas, terminam gerando falta de estímulo e interesse em relação a ela. Essa relação ruim em relação a leitura começa desde as séries iniciais e persiste por toda vida escolar e, até, para além dela. Reconhecendo o problema que se instaura pela má condução pedagógica em relação ao trabalho com a leitura deleite, o presente trabalho traz uma abordagem sobre a contribuição da leitura de histórias infantis no processo ensino aprendizagem das crianças, com foco para a importância do prazer experimentado nestas atividades. Para obtermos respostas satisfatórias deste estudo, traçamos como objetivo geral, o de conhecer a importância que os docentes atribuem a leitura prazerosa na educação infantil. Dentre os principais autores usados nessa pesquisa, citamos Souza e Bernardino (2011), Brandão e Micheletti (2002), Bastos (2015), Sousa (2016), Silva (2014) e (Mateus et al, (2014), além de diretrizes como a LDB, ECA, PCNs e BNCC. Nossa pesquisa foi realizada na Escola Edite Fonseca Rodrigues, na cidade de Itaporanga-PB. Caracterizado como uma metodologia de abordagem qualitativa, este trabalho foi feito por meio de uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, em que foi realizado a aplicação de um questionário investigativo a um quantitativo de cinco professores. A partir da análise dos dados obtidos, percebemos da parte dos docentes entrevistados possui um olhar voltado à importância no uso das histórias infantis na prática pedagógica, reconhecendo esta prática como ferramenta inovadora e motivadora na formação das crianças e na construção do seu conhecimento. Os sujeitos participantes reconhecem, ainda, que essas histórias são fundamentais para que a criança estabeleça a sua identidade, compreenda melhor as relações familiares, estabeleça um vínculo afetivo entre o contador das histórias e a criança e, com isso, se forme leitor. Entretanto, ressaltamos que este estudo se debruçou, apenas, pela forma de pensar docente, não sendo possível afirmar que os docentes entrevistados implantam práticas de leitura deleite na escola, sendo, ainda, necessária a realização de outros estudos que se debrucem sobre tal compreensão. |
Abstract: | The Brazilian contemporary scenario evidences the existence of many difficulties in education, especially when analyzing the low student performances in relation to reading and writing. In order to understand the genesis of the problem, studies focus on the various aspects of reading teaching and learning practices, highlighting the importance of the development of pleasant practices involving reading, attributing great importance of this stimulus to the formative process of students readers. In general, what is recognized is that reading activities in the classroom are often discouraging, and that, depending on how they are worked, they end up generating a lack of stimulation and interest in relation to it. This poor relation to reading starts from the initial grades and persists throughout school life and even beyond. Recognizing the problem of poor pedagogical behavior in relation to work with reading pleasure, the present work brings an approach on the contribution of reading children's stories in the process of teaching children's learning, focusing on the importance of the pleasure experienced in these activities . In order to obtain satisfactory answers from this study, we have as a general objective, to know the importance that the teachers attribute to the pleasant reading in the infantile education. Among the main authors used in this research, we mention Souza and Bernardino (2011), Brandão and Micheletti (2002), Bastos (2015), Sousa (2016), Silva (2014) and Mateus et al. (2014) such as LDB, ECA, PCNs and BNCC.This research was carried out at the Edite Fonseca Rodrigues School, in the city of Itaporanga-PB, characterized as a methodology of qualitative approach, this work was done through an exploratory study of the case study type , in which an investigation questionnaire was applied to a quantitative of five teachers. From the analysis of the data obtained, we perceive from the part of the teachers interviewed a view focused on the importance in the use of children's stories in pedagogical practice, recognizing this practice as an innovative and motivating tool in the formation of children and in the construction of their knowledge. The participants also recognize that these stories are fundamental for the child to establish his / her identity, to better understand family relationships, to establish an affective bond between the storyteller and the child, and thus to become a reader. However, we emphasize that this study only focused on the teacher's way of thinking, and it is not possible to affirm that the teachers interviewed implement practices of reading enjoyment in school, and it is also necessary to carry out other studies that examine such understanding. |
Palavras-chave: | Educação infantil Histórias infantis Ensino - aprendizagem Leitura - escrita |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15136 |
Data do documento: | 5-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JFS03072019.pdf | 1,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons