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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15146
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Miguel, Aucivania Clementino | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-24T11:18:35Z | - |
dc.date.available | 2019-07-01 | - |
dc.date.available | 2019-07-24T11:18:35Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-05 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15146 | - |
dc.description.abstract | The work now presented has addressed the importance of Inclusive Education in the early years of regular education, because I believe that is a topic of extreme relevance in the contemporary times marked by wide diversity in the school. Explored the concept presented from the perspective that it makes reference to the educational process of children and adolescents with disabilities, constituting one form of the insertion of these children with special educational needs in mainstream classrooms in Basic Education. The main goal of the presente study was to examine how inclusive education is developed in the classrooms of the early years. It was intended to: identify the difficulties that teachers face in the process of inclusive education; to know how the teachers respond to the difficulties presented during the process of inclusion. The work methodology used was the case study, whose main characteristic is to portray the reality of complex shape and deep. In relation to the instruments of data analysis, we opted for the semi-structured interviews, whose results were analyzed from the Content Analysis of Bardin. The research findings indicate that the perspective epistemological advocated by the Inclusive Education is still a problem for educators who are faced with difficulties from their understanding to their effective implementation in the classroom. To overcome this scenario, the present text suggests that there is urgent need for action by the public authorities constituted, is in the financial aspect and on the pedagogical support. It was evident also, the concern with the training of teachers, in order that the paths traversed towards the effective inclusion if set up as a reality that guarantees the education of students with disabilities. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-24T11:18:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACM01072019.pdf: 621771 bytes, checksum: eab73427c1b0ebe7898f85d610c08ee3 (MD5) | en |
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dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | A educação inclusiva nos anos iniciais do ensino regular | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Catarina Carneiro | - |
dc.description.resumo | O trabalho ora apresentado abordou a importância da Educação Inclusiva nos anos iniciais do ensino regular, por acreditar que é um tema de extrema relevância na contemporaneidade marcada por ampla diversidade na escola. Explorou-se o conceito de inclusão a partir da perspectiva de que o processo de escolarização de crianças e adolescentes com deficiência precisa ocorrer nas escolas regulares, constituindo-se como uma forma de inserção destas crianças com necessidades educativas especiais em quaisquer salas de aula da Educação Básica. O objetivo principal do presente estudo foi o de analisar de que forma a educação inclusiva é desenvolvida nas salas de aula dos anos iniciais. Pretendeu-se ainda: identificar as dificuldades que os professores enfrentam no processo da educação inclusiva e conhecer como os professores solucionam as dificuldades apresentadas durante o processo de inclusão. A metodologia de trabalho utilizada foi a de estudo de caso, cuja característica principal é a de retratar a realidade de forma complexa e profunda. Em relação aos instrumentos de coleta de dados, optou-se pela entrevista semiestruturada, cujos resultados foram analisados a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Os achados de pesquisa indicam que a perspectiva epistemológica defendida pela Educação Inclusiva ainda é um problema para os educadores, que se deparam com dificuldades desde sua compreensão até sua efetiva implantação em sala de aula. Para superação deste cenário, o presente texto sugere que há urgente necessidade de atuação pelos poderes públicos constituídos, seja no aspecto financeiro e/ou no apoio pedagógico. Ficou evidente, também, a preocupação com a formação de professores, a fim de que os trilhos percorridos rumo à efetiva inclusão se configurem como uma realidade que garanta a educação aos estudantes com ou sem deficiência. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
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