Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15149
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Deleon Souto Freitas da-
dc.date.accessioned2019-07-24T12:48:13Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-07-24T12:48:13Z-
dc.date.issued2019-07-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15149-
dc.description.abstractUnderstanding the construction of knowledge involves perceiving the construction of knowledge from the interactions between the teacher, the student and the content. This relationship permeates through dialogues, debates, exchanges of experiences, connections with space and with the other. In this case, thinking about education and the problems connected to them is thinking about the subjects under construction. From the relationship between cinema and education, we seek to analyze the use of films as educational tools in the classroom with elementary school teachers [early years - 4th and 5th years], and to study the construction of learning from films. To support theoretically, we sought the contributions of Bernardet (2006), Duarte (2002), Freire (1987; 2005) and Napolitano (2003; 2009), among other references. It was a qualitative research, with the participation of 20 teachers, about the contributions of cinema in the construction and mediation of knowledge. Finally, through the analysis of the results, the data indicate the constant use of film in schools and their contributions from new processes of mediated learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-24T12:48:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSFS16072019.pdf: 1596996 bytes, checksum: e76599fea288adb8cfa81e2f3e6be50c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T12:48:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DSFS16072019.pdf: 1596996 bytes, checksum: e76599fea288adb8cfa81e2f3e6be50c (MD5) Previous issue date: 2019-07-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEnsino - metodologiapt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleO uso do cinema na escola: a construção de aprendizagens a partir de filmespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoCompreender a construção de saberes envolve perceber a construção do conhecimento a partir das interações entre o professor, o aluno e o conteúdo. Essa relação perpassa através dos diálogos, debates, trocas de experiências, conexões com o espaço e com o outro. Nesse caso, pensar a educação e os problemas a elas ligados é pensar nos sujeitos em construção. Partindo da relação cinema e educação, buscamos através desta pesquisa analisar o uso de filmes como ferramentas educativas em sala de aula com professores do Ensino Fundamental [anos iniciais – 4o e 5o anos], problematizando a construção de aprendizagens a partir de filmes. Para apoiar teoricamente buscou-se as contribuições de Bernardet (2006), Duarte (2002), Freire (1987; 2005) e Napolitano (2003; 2009), entre outros referenciais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, com a participação de 20 professoras, sobre as contribuições do cinema na construção de saberes. Por fim, através da análise dos resultados, os dados indicam o constante uso de filme nas escolas e suas contribuições a partir de novos processos de aprendizagem mediada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DSFS16072019.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons