Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15152
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Gildete Valério dos-
dc.date.accessioned2019-07-24T13:33:36Z-
dc.date.available2019-07-24-
dc.date.available2019-07-24T13:33:36Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15152-
dc.description.abstractThe purpose of this Course Completion Work - TCC was to understand what is playful and how it should happen in the classroom, in the teaching of mathematics, in the Pre II class, in children's education, in the Hilda Barbalho Daycare Center, in the city Pitimbu, Paraíba. The research sought to reflect on the importance of the ludic in mathematics in the initial series, as it is fundamental in the development and knowledge of the child. In order to carry out the research, we used the bibliographic data, in a qualitative and descriptive approach to analyze the activities of the pedagogical intervention applied in the classroom. He was interviewed according to the rules of the ethics committee. The theoretical foundation of this explicit CBC is the history of early childhood education in the world and in Brazil, the playful, the teaching of mathematics and the importance of games and games. To bring these discussions were brought theoretical reflections of Mendonça, Kishomoto (1998/1994), Priore (2010), Aries (1981), Oliveira (1997 and 2010), privateer (1997) (2009) , Pinto and Sarmento (1997), Piaget (1998), Froebel (2008), Huywood (2004), This research is characterized as a case study, and explanatory as to the means and analytical procedures. Data analysis was based on a questionnaire, carried out with the institution's lecturer. And finally, through the collection and analysis of data and from the perspective of the teacher it is possible to identify the importance of the playful to the development and learning and that provides new knowledge through the playful in the classes of Mathematics, the difficulty that has in the room classroom is precisely the imposition of rules and norms to fulfill playful and playful mathematical games.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-24T13:33:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GVSC24072019.pdf: 362072 bytes, checksum: c597be9383ed09b8aa3c4196e521cb06 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T13:33:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) GVSC24072019.pdf: 362072 bytes, checksum: c597be9383ed09b8aa3c4196e521cb06 (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - matemáticapt_BR
dc.subjectLúdico - matemáticapt_BR
dc.subjectJogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleA importância do lúdico no ensino da matemática: um estudo de caso em uma turma da Creche Hilda Barbalho da cidade de Pitimbupt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Tatiana de Medeiros-
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso – TCC teve como objetivo geral compreender o que é lúdico e como deve acontecer a sua prática em sala de aula, no ensino da matemática, na turma do Pré II, da educação infantil, da Creche Hilda Barbalho, na cidade Pitimbu, Paraíba. A pesquisa buscou refletir sobre a importância do lúdico na matemática nas series iniciais, pois é fundamental no desenvolvimento e conhecimento da própria criança. Para a realização da pesquisa foi utilizado as de cunho bibliográfico, em uma abordagem qualitativa e descritiva de análise das atividades da intervenção pedagógica aplicada em sala de aula. Contou com a entrevista segundo as normas do comitê de ética. A fundamentação teórica deste TCC explícita o histórico da educação infantil no mundo e no Brasil, o lúdico, o ensino da matemática e a importância dos jogos e brincadeiras. Para trazer estas discussões foram trazidas reflexões teóricas de Mendonça, (2012, p.17), Kishomoto (1998/1994), Priore (2010), Aries (1981), Oliveira (1997 e 2010), corsário (1997) (2009), Pinto e Sarmento (1997), Piaget(1998), Froebel (2008), Huywood (2004), Esta pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, e explicativa quanto aos meios e procedimentos analíticos. A análise dos dados foi baseada em um questionário, realizado com o docente da instituição. E por fim, através da coleta e análise dos dados e a partir da perspectiva do professor é possível identificar a importância do lúdico para o desenvolvimento e aprendizado e que proporcione novos conhecimentos através do lúdico nas aulas de Matemática, a dificuldade que tem em sala de aula é justamente a imposição de regras e normas para cumprir as brincadeiras e jogos lúdicos matemáticos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GVSC24072019.pdf353,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons