Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15160
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Maria Agustinho da-
dc.date.accessioned2019-07-24T15:44:29Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-24T15:44:29Z-
dc.date.issued2018-12-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15160-
dc.description.abstractThe purpose of this study was to investigate the educational function and evaluate how the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) contributes significantly to the lives of children, young people and even adults with special needs. The work was developed at the APAE-Areia-PB, where a research was done with the parents of the children who are assisted in the institution. The research was done through a questionnaire answered by the parents, being the systematized data later. Through the research it was possible to evaluate and analyze how the attendances and consequently the evolution of the children, youth, adults and of the parents who have received assistance in the APAE have been evaluated. Based on the results obtained it can be concluded that the APAE develops a work of paramount importance for the children and others who need it, since it has provided the improvement and the development of the same, so much that the parents approve and recommend to others parents who seek help in the institution, because through the same is that their children have developed their motor coordination, has increased self-confidence and clear overcoming barriers such as existing prejudice in society, which influences in a decisive way the inclusion of people with special needs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-24T15:44:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAC03072019.pdf: 988703 bytes, checksum: cdfd5777eca277fef1c1f089db5fd14c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-24T15:44:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAC03072019.pdf: 988703 bytes, checksum: cdfd5777eca277fef1c1f089db5fd14c (MD5) Previous issue date: 2018-12-07en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)pt_BR
dc.subjectNecessidades especiaispt_BR
dc.subjectSocializaçãopt_BR
dc.titleConsiderações investigativas sobre a função educacional e histórica da APAE-Areia-PB: um olhar crítico sobre a educação inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Raposo, Roberto Wagner Cavalcanti-
dc.description.resumoOs objetivos desse trabalho foram investigar a função educacional e avaliar como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) contribui de forma significativa na vida de crianças, jovens e até mesmo adultos que apresentam necessidades especiais. O trabalho foi desenvolvido na APAE-Areia-PB, onde foi feita uma pesquisa com os pais das crianças que são assistidas na instituição. A coleta de dados foi por meio de um questionário respondido pelos pais, sendo, posteriormente, os dados sistematizados. Através da pesquisa foi possível avaliar e analisar como tem transcorrido os atendimentos e, consequentemente, a evolução das crianças, jovens, adultos e dos pais que recebem assistência na APAE. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que a APAE desenvolve um trabalho de suma importância para as crianças e demais pessoas que necessitam, uma vez que, tem proporcionado a melhoria e o desenvolvimento dos mesmos, tanto é que os pais aprovam e recomendam a outros pais que busquem ajuda na instituição, pois através da mesma é que seus filhos têm desenvolvido sua coordenação motora, tem aumentado autoconfiança e, claro, vencido barreiras como o preconceito existente na sociedade, o que influi de maneira decisiva na inclusão de pessoas com necessidades especiais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAC03072019.pdf965,53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons