Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15160Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Maria Agustinho da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-07-24T15:44:29Z | - |
| dc.date.available | 2019-07-03 | - |
| dc.date.available | 2019-07-24T15:44:29Z | - |
| dc.date.issued | 2018-12-07 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15160 | - |
| dc.description.abstract | The purpose of this study was to investigate the educational function and evaluate how the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) contributes significantly to the lives of children, young people and even adults with special needs. The work was developed at the APAE-Areia-PB, where a research was done with the parents of the children who are assisted in the institution. The research was done through a questionnaire answered by the parents, being the systematized data later. Through the research it was possible to evaluate and analyze how the attendances and consequently the evolution of the children, youth, adults and of the parents who have received assistance in the APAE have been evaluated. Based on the results obtained it can be concluded that the APAE develops a work of paramount importance for the children and others who need it, since it has provided the improvement and the development of the same, so much that the parents approve and recommend to others parents who seek help in the institution, because through the same is that their children have developed their motor coordination, has increased self-confidence and clear overcoming barriers such as existing prejudice in society, which influences in a decisive way the inclusion of people with special needs. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-24T15:44:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAC03072019.pdf: 988703 bytes, checksum: cdfd5777eca277fef1c1f089db5fd14c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-07-24T15:44:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAC03072019.pdf: 988703 bytes, checksum: cdfd5777eca277fef1c1f089db5fd14c (MD5) Previous issue date: 2018-12-07 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) | pt_BR |
| dc.subject | Necessidades especiais | pt_BR |
| dc.subject | Socialização | pt_BR |
| dc.title | Considerações investigativas sobre a função educacional e histórica da APAE-Areia-PB: um olhar crítico sobre a educação inclusiva | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Raposo, Roberto Wagner Cavalcanti | - |
| dc.description.resumo | Os objetivos desse trabalho foram investigar a função educacional e avaliar como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) contribui de forma significativa na vida de crianças, jovens e até mesmo adultos que apresentam necessidades especiais. O trabalho foi desenvolvido na APAE-Areia-PB, onde foi feita uma pesquisa com os pais das crianças que são assistidas na instituição. A coleta de dados foi por meio de um questionário respondido pelos pais, sendo, posteriormente, os dados sistematizados. Através da pesquisa foi possível avaliar e analisar como tem transcorrido os atendimentos e, consequentemente, a evolução das crianças, jovens, adultos e dos pais que recebem assistência na APAE. Com base nos resultados obtidos pode-se concluir que a APAE desenvolve um trabalho de suma importância para as crianças e demais pessoas que necessitam, uma vez que, tem proporcionado a melhoria e o desenvolvimento dos mesmos, tanto é que os pais aprovam e recomendam a outros pais que busquem ajuda na instituição, pois através da mesma é que seus filhos têm desenvolvido sua coordenação motora, tem aumentado autoconfiança e, claro, vencido barreiras como o preconceito existente na sociedade, o que influi de maneira decisiva na inclusão de pessoas com necessidades especiais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MAC03072019.pdf | 965,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
