Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15164
Tipo: TCC
Título: Percepção dos discentes acerca do bullying escolar
Autor(es): Silva, Clenilda Gomes da
Primeiro Orientador: Fonsêca, Patrícia Nunes da
Resumo: O presente estudo objetivou conhecer as percepções dos discentes acerca do bullying escolar. Participaram da pesquisa 21 estudantes, sendo nove do Ensino Fundamental e 12 do Ensino Médio de uma escola particular da cidade de João Pessoa (PB). A média de idades foi de 15 anos (DP = 2,65 e amplitude 11 a 17 anos). Para coleta de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico e a Técnica da Associação Livre de Palavras. Empregou-se a Análise de Bardin, onde foram constituídas categorias e calculado a frequência. O resultado indicou que os participantes percebem o bullying como um fenômeno que envolve comportamentos agressivos e repetitivos, tendo o agressor como uma pessoa manipuladora, que pode ter a mídia como uma fonte de motivação para a prática do bullying. Ademais, ressaltam que a vítima geralmente são pessoas gordas, magras e que não demonstram habilidades em brincadeiras e que, podem apresentar como consequências do sofrimento, o suicídio, depressão ou se tornarem em agressores. Conclui-se que deve haver mais campanhas de combate ao bullying na mídia, bem como ter ações permanentes nas escolas que visem a prevenir tal fenômeno na comunidade educacional.
Abstract: The present study aimed to know students' perceptions about school bullying. Twenty-one students participated in the study, nine of elementary school and twelve of high school in a private school in the city of João Pessoa (PB). The mean age was 15 years (SD = 2.65 and amplitude 11 to 17 years). A sociodemographic questionnaire and the Free Word Association technique were used to collect data. The Bardin Analysis was used, where categories were computed and frequency calculated. The result indicated that the participants perceive bullying as a phenomenon involving aggressive and repetitive behavior, with the aggressor as a manipulative person, who may have the media as a source of motivation for the practice of bullying. In addition, they emphasize that the victim are generally fat people, thin and who do not demonstrate abilities in jokes and that, can present as consequences of the suffering, the suicide, depression or become aggressors. It is concluded that there should be more campaigns to combat bullying in the media, as well as having permanent actions in schools that aim to prevent such phenomenon in the educational community.
Palavras-chave: Escola
Bullying
Discente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15164
Data do documento: 12-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CGS03072019.pdf653,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons