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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15165
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Ana Cristina Santos de-
dc.date.accessioned2019-07-25T15:22:56Z-
dc.date.available2019-07-03-
dc.date.available2019-07-25T15:22:56Z-
dc.date.issued2019-06-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15165-
dc.description.abstractThe present work of course completion has the general objective to analyze the conceptions of teachers in the care of children with autism and as specific objectives, they stand out: Understand how the teachers conceive the inclusion of children with autism; to identify the main difficulties encountered by the teachers in the work with inclusion and to investigate pedagogical actions that contribute to the learning and development of students with autism. The choice of theme arose during the internship process, in which much was said about inclusion and its importance in the learning process, which in reality was quite different. From this observation also emerged the following problematic: What are the difficulties encountered by the teachers in the care of autistic children and what the training / preparation to act with this syndrome. To do so, the methodological procedures adopted in the research were based on the qualitative approach, performed through the field study, in which the questionnaire was used as a data collection instrument. For the theoretical reference of the study, the contribution of some researchers who have been developing pertinent studies on the same subject, Bosa, (2002) Correia (2008), Costa, (2012), Cunha (2014), Marchezan and Risk 2016), Nóvoa (1995), Rodrigues (2015), Silva (2012). For the discussions of the results, the answers of the questionnaires were analyzed, inserted in graphs for better visualization. It is these data that have helped us reach the final result. It is concluded that the difficulties can be overcome through training and use of existing methods to considerably improve the behavior and interaction of students, not only autistic, but all children with some special need.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-07-25T15:22:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACSC03072019.pdf: 735381 bytes, checksum: 1979f19a659bbb4b713a908cc52c75db (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-25T15:22:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACSC03072019.pdf: 735381 bytes, checksum: 1979f19a659bbb4b713a908cc52c75db (MD5) Previous issue date: 2019-06-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleO Transtorno do Espectro Autista (TEA) nas práticas pedagógicas de professores de uma escola municipal de Marí/PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Giuliana Cavalcanti-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem por objetivo geral analisar as concepções de professoras no atendimento de crianças com autismo e como objetivos específicos, se destacam: Compreender como as professoras concebem a inclusão de crianças com autismo; identificar as principais dificuldades encontradas pelas professoras no trabalho com inclusão e averiguar ações pedagógicas que contribuem para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com autismo. A escolha do tema surgiu durante o processo da prática de estágio, na qual se falava muito de inclusão e de sua importância no processo de aprendizagem o que na realidade era bastante diferente. Dessa observação também surgiu a seguinte problemática: Quais as dificuldades encontradas pelas professoras no atendimento de crianças autista e qual a formação/preparação para atuar com essa síndrome. Para tanto, os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa foi a partir da abordagem qualitativa, realizada através do estudo de campo, na qual teve o questionário como instrumento de coleta de dados. Para o referencial teórico do estudo contou-se com a contribuição de alguns pesquisadores que vêm desenvolvendo estudos pertinentes sobre o mesmo tema, Bosa, (2002) Correia (2008), Costa, (2012), Cunha (2014), Marchezan e Riesgo (2016), Nóvoa (1995), Rodrigues (2015), Silva (2012). Para as discussões dos resultados foram analisados as respostas dos questionários, inseridos em gráficos para melhor visualização. São esses dados que nos ajudaram a chegar ao resultado final. Conclui-se que as dificuldades podem ser superadas através de capacitação e de uso de métodos já existentes para melhorar de forma considerável o comportamento e a interação dos alunos, não apenas autistas, mas todas as crianças com alguma necessidade especial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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