Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15175
Tipo: Dissertação
Título: Poesia encenada: exercícios cênicos no processo criativo do aluno compositor
Autor(es): Freitas, Celly Albuquerque Nogueira de
Primeiro Orientador: Melo, Paulo Roberto Vieira de
Resumo: Este trabalho foi realizado com alunos do Curso de Teatro do CEARTE, da cidade de João Pessoa – PB, que tem como objetivo geral analisar a poesia encenada como ferramenta no processo criativo do aluno dessa instituição de ensino de arte. A metodologia deste estudo investigativo foi levantada sobre os pilares da pesquisa qualitativa participativa. Consideramos ao pesquisar a poesia encenada um meio para produção criativa dos alunos, durante o trajeto das aulas que se realizaram a partir da leitura dos sonetos de William Shakespeare para a elaboração dos exercícios cênicos. A investigação evidencia a importância da vivência dos colaboradores com as especificidades de um processo criativo com o teatro e a poesia em cena, como também, refletir sobre o papel do aluno compositor levando em conta sua criatividade, como também, incentivar a leitura a partir dessa experiência com poesias, reforçando o processo de ensino/aprendizagem por meio da arte. Foram trilhados caminhos que, com as leituras de teóricos como: Vygotsky, Dewey, Bergson, Stanislavski, Spolin, Desgranges, da educação, da filosofia e da arte, em especial o teatro, pudemos desenvolver o trabalho e concluir que, após análise e reflexões sobre o papel do aluno no seu processo criativo e o incentivo à leitura foi verificado que tornou-se possível entender que a poesia encenada é uma ferramenta de suma importância nos processos investigativos do alunos do CEARTE.
Abstract: Este trabajo se realizó a lo largo del Curso de Teatro de CEARTE, de la ciudad de João Pessoa - PB, que se ha desarrollado como un objetivo de análisis de la historia de la historia. Una metodología de investigación investigativa para la investigación sobre la calidad cualitativa participativa. Consideramos también una pesadilla para mí y para la creación de dos alumnas, durante el transcurso de las tareas que se realizarán y estarán disponibles para la lectura de su hijo de William Shakespeare para la preparación de dos ejercicios físicos. Una investigación sobre la importancia de la vida y los colaboradores con las características específicas del proceso críatico y el teatro y el teatro en la escuela, como también en la redacción y en el papel del mismo compositor, y también en lo que se refiere a la experiencia y el desarrollo. com poesias, reforçando o processo de ensino / aprendizagem por meio da arte. Foram trilhados caminos que, com como leituras de teóricos como: Vygotsky, Dewey, Bergson, Stanislavski, Spolin, Desgranges, da educação, da filosofia e da arte, en especial o teatro, pudemos desenvolver o trabajar y tener en cuenta Sobre este tema no se ha procesado ni se ha inventado ni se ha leído ni se ha dado cuenta de lo que se ha dicho sino también por lo que se refiere a la importancia de los procesos de investigación y do alunos do CEARTE.
Palavras-chave: Experiência
Teatro
William Shakespeare
Experiencia
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15175
Data do documento: 31-Jul-2018
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons