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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15179
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorPereira, Linconly Jesus Alencar-
dc.date.accessioned2019-07-30T12:57:40Z-
dc.date.available2018-12-11-
dc.date.available2019-07-30T12:57:40Z-
dc.date.issued2018-07-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15179-
dc.description.abstractThe collective social imaginary construction of the Semiarid as a space of drought, suffering, hunger and misery was rooted in Brazilian minds and culture. This stereotype of the scourge, linked to the men and women of the Semiarid, doesn´t shape the struggle and resistance of the Northeastern populations, does not figure out their culture, knowledge, traditions, knowledge. That is part of the Semiarid reality. In this context, this research begins with our teaching practice in the Education College of the Central Ufersa campus, located in Mossoró-RN. We draw as a general objective of this work, to analyze the contributions of Ledoc to the promotion of a social, popular counter-hegemonic project that strengthens Family Agriculture based on educational practices for coexistence with the the Semiarid. We take a look in Apodi Village as an investigation subject, as we understand from the speech of the research subjects/students of Ledoc, the strategies of struggle and resistance of the family farmers against the intensive expansion of agribusiness of the irrigated fruit region and the struggle of peasant social movements. We used as a structuring element the theoretical approach of the historical-dialectical materialism method, but also made use of field diaries and semistructured interviews as elements of data collection. This scenario allowed us to develop this qualitative research in two research moments, being the first in the school/university time and the second in community time, enabling us to understand, reflect, experience and investigate the strategies of coexistence with the semiarid developed in the territory of Chapada do Apodi. We propose, based in our thesis conclusion that the Field Education developed by Ledoc made it possible Apodi Village understood a hegemonic social project to strengthen Family Agriculture through educational practices for the coexistence with the Semiarid based on the Popular Education and the Education of the Country.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2019-07-30T12:57:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 12807561 bytes, checksum: c0924db9c68c59a66454dbc505bd7118 (MD5)en
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dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectConvivência com o Semiáridopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectLicenciatura interdisciplinarpt_BR
dc.subjectAgricultura familiarpt_BR
dc.subjectEducational practices for coexistence with the Semiaridpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary Degree in Field Educationpt_BR
dc.subjectFamily farmingpt_BR
dc.subjectEnsino Superior - Prática docentept_BR
dc.subjectMovimentos sociaispt_BR
dc.subjectEducação - Práticas educativaspt_BR
dc.subjectGrupo familiarpt_BR
dc.titleEducação do campo para convivência com o semiárido potiguar: semeando possibilidades através de práticas contra-hegemônicas da licenciatura interdisciplinar em educação do campo na UFERSApt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Batista, Maria do Socorro Xavier-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6786292528944682pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6328310864628728pt_BR
dc.description.resumoA construção no imaginário social coletivo do semiárido como um espaço de seca, sofrimento, fome e miséria foi enraizado nas mentes e na cultura brasileira. Esse estereótipo do flagelo, atrelado aos homens e mulheres do semiárido, não configura a luta e a resistência das populações nordestinas, não traduz a sua cultura, os saberes, as tradições, os conhecimentos que fazem parte da realidade semiárida. Nesse contexto, nasce essa investigação que tem como ponto inicial nossa prática docente no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo (Ledoc), no campus central da Ufersa, na cidade de Mossoró-RN. Traçamos, como objetivo geral desse trabalho, analisar as contribuições da Ledoc para a promoção de um projeto societário, popular e contra-hegemônico que fortalece a agricultura familiar a partir das práticas educativas para a convivência com o semiárido. Centramos como lócus de investigação o município de Apodi, por percebermos, a partir da fala dos sujeitos da pesquisa/estudantes da Ledoc, as estratégias de luta e resistência dos/as agricultores/as familiares frente às expansões intensivas do agronegócio da fruticultura irrigada nessa região e a luta dos movimentos sociais camponeses. Utilizamos como elemento estruturador a abordagem teórica do método do materialismo histórico-dialético, mas também fizemos uso das técnicas de investigação e coleta de dados, a partir do diário de campo e de entrevistas semiestruturadas e questionários on-line. Esse cenário nos permitiu desenvolver esta pesquisa de cunho qualitativo em dois momentos de investigação, sendo o primeiro no tempo-escola/universidade e o segundo em tempo-comunidade, possibilitando-nos compreender, refletir, vivenciar e investigar estratégias de convivência com o semiárido, desenvolvidas no território da Chapada do Apodi. Apontamos, na finalização deste trabalho, elementos que basilam nossa tese, nos fazendo afirmar que a educação do campo desenvolvida pela Ledoc possibilitou às/aos estudantes do município de Apodi a compreensão de um projeto societário contra-hegemônico de fortalecimento da agricultura familiar através das práticas educativas para a convivência com o semiárido embasadas na educação popular e na educação do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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