Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15206
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFernandes, Flora Constance Moura-
dc.date.accessioned2019-08-06T19:00:37Z-
dc.date.available2019-08-06-
dc.date.available2019-08-06T19:00:37Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15206-
dc.description.abstractWe perceive that visual language has gained strength in different spaces, are images, graphics, drawings and symbols at all times transmitting information and leading the media to adapt by associating visual language with verbal. The intention of this research is to highlight and analyze the signic relationships that are present in photos published in newspapers, as well as to verify the senses that these photographs manifest and the aesthetic content that they treat. Taking as an empirical object three records of the Paraguayan photojournalism according to the collections of Francisco França, Monica Câmara and Rizemberg Felipe. In addition, he presents Peirce's theory of semiotics, introducing the social semiotics of Kress and van Leeuwen (2000) adopted for the analysis of photographic images.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Eliane Freitas (elianneaninha@gmail.com) on 2019-08-06T19:00:37Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3594326 bytes, checksum: c1cb3441138c1a7141c1e0a240660b8b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-06T19:00:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 3594326 bytes, checksum: c1cb3441138c1a7141c1e0a240660b8b (MD5) Previous issue date: 2018-09-26en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFotojornalismo paraibanopt_BR
dc.subjectGramática visualpt_BR
dc.subjectFrancisco Françapt_BR
dc.subjectMônica Câmarapt_BR
dc.subjectRizemberg Felipept_BR
dc.titleFotojornalismo paraibano: uma análise de três peças fotográficas premiadaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Sandra Regina-
dc.contributor.advisor1LattesLattes não recuperado em 06/08/2019.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8875496406884863pt_BR
dc.description.resumoPercebemos que a linguagem visual ganhou força em diferentes espaços, são imagens, gráficos, desenhos e símbolos a todo instante transmitindo informações e levando os veículos de comunicação a se adaptarem associando a linguagem visual à verbal. A intenção desta pesquisa é por em evidência e analisar as relações sígnicas que se fazem presentes em fotos publicadas em jornais, assim como verificar os sentidos que essas fotografias manifestam e o teor estético que elas tratam. Tomando como objeto empírico três registros do fotojornalismo paraibano de acordo com os acervos de Francisco França, Mônica Câmara e Rizemberg Felipe. Além disso, apresenta a teoria da semiótica de Peirce, introduzindo a semiótica social de Kress e van Leeuwen (2000) adotada para a análise de imagens fotográficas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentComunicaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Jornalismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Arquivototal.pdfArquivo total3,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons