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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15216
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Josevandro Barros-
dc.date.accessioned2019-08-07T14:57:25Z-
dc.date.available2018-07-19-
dc.date.available2019-08-07T14:57:25Z-
dc.date.issued2018-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15216-
dc.description.abstractThe present master’s research is based on research in Mathematics Education and Mathematical Science and Modeling. It has as general objective to develop digital pedagogical games for the teaching of probability in an interdisciplinary perspective with students of Elementary School. As speci?c objectives it seeks to analyze the indications of research in the area of Education / Mathematics Education / Science Teaching regarding the teaching of probability for the development of digital pedagogical games, in addition, to observe if there is motivation of the students of the 6th year of Elementary Education in the process of teaching and learning of probability in front of the digital pedagogical games Probabilistic Roulette and Meteorites. To achieve these objectives, the methodology present in this study has a qualitative perspective and was organized in two moments: (1) the elaboration of two digital pedagogical games and (2) a survey that consisted in the application of the developed games probabilistic roulette and meteorites - in a class of the 6th grade of Elementary School. At the end of the research it was possible to perceive that the remarkable contribution with the formation of probabilistic thinking of Elementary School students. In addition, it can be thought of as an inclusive pedagogical resource, since students with different levels of mathematical knowledge can develop it.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Jose Rodrigues Paiva (mariaj.paiva@biblioteca.ufpb.br) on 2019-08-07T14:57:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 24902307 bytes, checksum: ade28361a09d771d9714058c8631b7a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-07T14:57:25Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) Arquivototal.pdf: 24902307 bytes, checksum: ade28361a09d771d9714058c8631b7a4 (MD5) Previous issue date: 2018-05-09en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectJogospt_BR
dc.subjectConceitos probabilísticos e modelagem matemáticapt_BR
dc.subjectMathematical Educationpt_BR
dc.subjectGames. Probabilistic concepts and mathematical modelingpt_BR
dc.subjectTecnologia - Educaçãopt_BR
dc.subjectJogos Digitaispt_BR
dc.subjectEnsino Interdisciplinarpt_BR
dc.titleJogos digitais e probabilidades: uma possibilidade de ensino interdisciplinarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra, Sérgio de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8017307957381715pt_BR
dc.contributor.advisor2Santos, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8729489608618628pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa de mestrado fundamenta-se nas pesquisas em Educação Matemática e Ciências e Modelagem Matemática. Teve como objetivo geral desenvolver jogos pedagógicos digitais para o ensino de probabilidade em uma perspectiva interdisciplinar com alunos do Ensino Fundamental. Como objetivos especí?cos busca analisar às indicações das pesquisas na área da Educação/Educação Matemática/Ensino de Ciências quanto ao ensino de probabilidade para o desenvolvimento de jogos pedagógicos digitais, além disso, observar se há motivação dos alunos do 6o ano do Ensino Fundamental no processo de ensino e aprendizagem de probabilidade frente aos jogos pedagógicos digitais Roleta Probabilística e Meteoritos. Para alcançar tais objetivos, a metodologia presente neste estudo tem perspectiva qualitativa e foi organizada em dois momentos: (1) elaboração de dois jogos pedagógicos digitais e (2) uma sondagem que consistiu na aplicação dos jogos desenvolvidos - roleta probabilística e meteoritos - em uma turma do 6o ano do Ensino Fundamental. Ao ?nal da pesquisa foi possível perceber que a notável contribuição com a formação do pensamento probabilístico dos alunos do Ensino Fundamental. Além disso, pode ser pensado como um recurso pedagógico inclusivo, pois alunos com diferentes níveis de conhecimento matemático pode desenvolvê-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Modelagem Matemática e computacionalpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Modelagem Matemática Computacional

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