Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15228Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Araújo, Beatriz Santos de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-08T13:00:40Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-27 | - |
| dc.date.available | 2019-08-08T13:00:40Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-27 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15228 | - |
| dc.description.abstract | This research aims to identify how the evaluation process occurs in the initial years of Elementary School, intending to analyze it. Based on this objective, we opted for the specific objectives, such as identifying the evaluation practice adopted by teachers, which includes investigating the practice of feedback and the relationship between assessment modalities and instruments, observing the willingness of the teachers to choose to modify the latter, when faced with the inefficiency of some of them. For this study, besides conducting a bibliographical research, there was also the execution of a field research, with qualitative approach, having as a data collection instrument a mixed questionnaire, applied with the teachers who teach in the initial years of elementary education, from the literacy cycle, at the José Albino Pimentel Municipal School, from the Quilombola Community of Gurugi, Conde city, state of Paraíba. After the interpretative analysis of the data, the results show the need for the faculty to reflect on their evaluation practice by investing in the improvement, so that the evaluation modalities are adopted with the proper balance, and that these are compatible with the instruments of evaluation. with adequate feedbacks. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-08T13:00:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BSOA27052019.pdf: 771649 bytes, checksum: 0b942c5421e681890b080dd6b1212ead (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-08T13:00:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BSOA27052019.pdf: 771649 bytes, checksum: 0b942c5421e681890b080dd6b1212ead (MD5) Previous issue date: 2019-05-27 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
| dc.subject | Anos iniciais | pt_BR |
| dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - aprendizagem | pt_BR |
| dc.title | Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental no ciclo de alfabetização: tempos de admirar, refletir e reconstruir | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho , Walkíria Pinto de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo identificar como ocorre o processo de avaliação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, pretendendo analisá-lo. A partir desse objetivo, optamos pelos objetivos específicos, tais como identificar a prática avaliativa adotada pelos professores, o que inclui investigar a prática do feedback e a relação entre as modalidades e os instrumentos de avaliação. Observando a disposição dos docentes optarem pela modificação desses últimos, ao se depararem com a ineficiência de alguns deles. Para esse estudo, além da realização de uma pesquisa bibliográfica, houve também a execução de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, tendo como instrumento para a coleta de dados um questionário misto, aplicado com os professores que lecionam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, do ciclo de alfabetização, na Escola Municipal José Albino Pimentel, da Comunidade Quilombola de Gurugi, cidade de Conde, estado da Paraíba. Após a análise interpretativa dos dados, os resultados alcançados apontam a necessidade de o corpo docente refletir sobre sua prática avaliativa investindo na melhoria, a fim de que as modalidades avaliativas sejam adotadas com o devido equilíbrio, e que as mesmas se coadunem com os instrumentos avaliativos acompanhados de adequados feedbacks. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| BSOA27052019.pdf | 753,56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
