Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15229
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Ana Camila Cavalcante-
dc.date.accessioned2019-08-08T13:17:46Z-
dc.date.available2019-05-28-
dc.date.available2019-08-08T13:17:46Z-
dc.date.issued2018-10-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15229-
dc.description.abstractThrough a methodological approach based on a bibliographical review, the present study has as general objective: To present the need to insert discussions about gender and sexuality issues in youth and adult education (EJA). To that end, specific objectives were defined: To contextualize historically and socially the issues of gender and sexuality over time; Define what education is about in terms of the offer targeted at young people and adults, its audience and specifics and in this context, reflect on the main difficulties faced by teachers in dealing with students on issues that address gender and sexuality. Considering as justification for these choices, the need to combat gender and sexuality prejudices in all spheres of education, including the education of youth and adults. Since Brazil is the country where women still receive lower wages than men for the same functions are, they are victims of cases of domestic violence, sexual harassment and femicide because they are women. In this perspective of oppression, LGBTs also become victims, who, because even their own families often reject them, end up moving away from the classroom, in addition to experiencing the violence and castration of their rights daily by society and its discourse of hate. In this scenario, it is critical that teachers be prepared to discuss these issues and also deal empathically, conscientiously, prepared and grounded with their students who carry in their stories the portrait of these social and political responsible for leaving school during childhood and adolescence. Authors such as Louro (2000), Freire (2008), Butler (1990), Foucault (1980), among others, guided the readings.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-08T13:17:46Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACCC28052019.pdf: 889848 bytes, checksum: 7474aa3c12454f6c2afaa82cd1808441 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-08T13:17:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACCC28052019.pdf: 889848 bytes, checksum: 7474aa3c12454f6c2afaa82cd1808441 (MD5) Previous issue date: 2018-10-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.titleGênero na educação de jovens e adultos: um desafio para os professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Aline Praxedes de-
dc.description.resumoPor meio de um percurso metodológico baseado em uma revisão bibliográfica o presente estudo possui como objetivo geral: Apresentar a necessidade em se inserir discussões acerca de questões de gênero e sexualidade na educação de jovens e adultos (EJA). E para isso, foram definidos como objetivos específicos: Contextualizar histórica e socialmente as questões de gênero e sexualidade ao longo do tempo; Definir do que se trata o Educação na perspectiva da oferta direcionada aos Jovens e Adultos, seu público e especificidades e nesse contexto, refletir sobre as principais dificuldades dos professores em lidar com alunos em assuntos que abordem gênero e sexualidade. Considerando como justificativa para essas escolhas, a necessidade em se combater preconceitos de gênero e de sexualidade em todas as esferas da educação, inclusive na educação de jovens e adultos. Sendo o Brasil o país onde mulheres ainda recebem salários inferiores aos homens pelo exercício das mesmas funções, são vítimas de casos de violência doméstica, assédio sexual e feminicídio. E nessa perspectiva de opressão, também se tornam vítimas os LGBT’s, que por serem rejeitados muitas vezes até mesmo por suas próprias famílias, acabam se afastando da sala de aula, além de vivenciarem a violência e castração de seus direitos diariamente pela sociedade e seu discurso de ódio. Nesse cenário, é fundamental que os professores estejam preparados para discutir esses assuntos e também conseguirem lidar de maneira empática, consciente, preparada e embasada com os seus alunos que carreguem em suas histórias o retrato dessas violências sociais e políticas, que em grande parcela, foram responsáveis pelos seus afastamentos da escola durante a infância e adolescência. Nossa fundamentação teórica parte da revisão bibliográfica de autores como Louro (2000), Freire (2008), Butler (1990), Foucault (1980), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACCC28052019.pdf868,99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons