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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15230
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Andréia Souza-
dc.date.accessioned2019-08-08T13:28:18Z-
dc.date.available2019-05-31-
dc.date.available2019-08-08T13:28:18Z-
dc.date.issued2019-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15230-
dc.description.abstractThis study deals with the challenges and possibilities offered by Early Childhood Education. In this case, this work is a research that is inserted in the qualitative approach with the purpose of analyzing the proposal of early childhood education of the Project Aponte and if it establishes correlation with the National Policy for this stage of education. To do so, we used the observation data, the logbook, written by the researcher, and questionnaires as instrument for collecting data, applied to the educators who work at the research institution. The research's temporal cut-off was in the period of November and December 2018. From the results obtained is emphasized that the proposal of Early Childhood Education developed in the Aponte Project is in conformity with what the National Policy establishes in various aspects, such as: the inclusion and integral development of all children, respecting their differences and needs, through diversified and meaningful learning; good physical structure; materials suited to the size of children; promotion of interactions; multiprofessional team; all aimed at significantly interfering with the way children learn. However, was emphasized that there was a deficiency in the number of professionals in the shift operation, because, in general, the institution had three volunteers playing different functions, among others, related to pedagogic activities, to cleanliness and food.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-08T13:28:18Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASL31052019.pdf: 1738298 bytes, checksum: f415469c44537fc14106b1263df32a4a (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectProjeto Apontept_BR
dc.titleDesafios e possibilidades na educação infantil : uma reflexão sobre o Projeto Apontept_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santiago, Sandra Alves da Silva-
dc.description.resumoEste estudo aborda desafios e possibilidades na oferta da Educação Infantil. Nesse sentido, este trabalho trata-se de uma pesquisa que se insere na abordagem qualitativa, com o objetivo de analisar a proposta de Educação Infantil do Projeto Aponte e se a mesma estabelece correlação com a Política Nacional para essa etapa de ensino. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados da pesquisa a observação participante, o diário de bordo, escrito pela pesquisadora, e questionários, aplicados junto aos(às) educadores(as) que atuam na instituição pesquisada. O recorte temporal da pesquisa situou-se no período de novembro de 2018 a abril de 2019. A partir dos resultados obtidos, evidenciamos que a proposta de Educação Infantil desenvolvida no Projeto Aponte estava em conformidade com o que estabelecia a Política Nacional para essa etapa de ensino em vários aspectos, a exemplo da concepção de Educação Infantil, que visava a inclusão e o desenvolvimento integral de todas as crianças, respeitando suas diferenças e necessidades, através de aprendizagens diversificadas e significativas; boa estrutura física; materiais diversos e adequados ao tamanho das crianças; promoção de interações; equipe multiprofissional; tudo isso visando interferir significativamente no modo como as crianças aprendem. Contudo, evidenciamos que existia carência em relação ao número de profissionais por turno de funcionamento, pois, em geral, a instituição contava com a atuação de três a cinco voluntários(as), desempenhando funções, dentre outras, relacionadas às atividades pedagógicas, à higienização e à alimentação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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