Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15231
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Lima, Ana Carolina Alves de | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-08T13:49:41Z | - |
dc.date.available | 2019-05-29 | - |
dc.date.available | 2019-08-08T13:49:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-06 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15231 | - |
dc.description.abstract | This Course Completion Work (CBT) aims to reflect on what the final and pre-finishing students of the Pedagogy course at the Federal University of Paraíba (UFPB) say about the approach of gender and sexuality in schools. The empirical material was produced by means of a questionnaire, whose application took place in person and online. Gender and sexuality are taken as social and pedagogical constructs, which means that we learn and teach about gender and sexuality in various social instances and relationships. As a result, it is possible to perceive that the educators in formation agree that the issues in question need to be addressed, however, there is also resistance on the part of some of them so that these issues are worked out in the schools. Thus, this CBT points to the importance of approaching issues of gender and sexuality, particularly in the curricula of training Pedagogy professionals, as a way to contribute to the construction of a more equitable, respectful and less unequal society. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-08T13:49:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACAL29052019.pdf: 644805 bytes, checksum: 685d42f29caf5c8b17309a14e802a160 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-08T13:49:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACAL29052019.pdf: 644805 bytes, checksum: 685d42f29caf5c8b17309a14e802a160 (MD5) Previous issue date: 2019-05-06 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.title | Escola em foco: gênero e sexualidade a partir do olhar de estudantes de pedagogia | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Jeane Félix da | - |
dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo central refletir acerca do que os/as estudantes concluintes e pré concluintes do curso de Pedagogia na Universidade Federal da Paraíba - UFPB dizem sobre a abordagem de gênero e sexualidade nas escolas. O material empírico foi produzido por meio de um questionário, cuja aplicação ocorreu de modo presencial e online. Gênero e sexualidade são tomados como construções sociais e pedagógicas, o que implica dizer que aprendemos e ensinamos sobre gênero e sobre sexualidade em diversas instâncias e relações sociais. Como resultado, é possível perceber que os/as pedagogos/as em formação concordam que as temáticas em questão precisam ser abordadas, contudo, também há resistências por parte de alguns deles/as para que essas questões sejam trabalhadas nas escolas. Assim, este TCC aponta para a importância da abordagem das questões de gênero e sexualidade, particularmente, nos currículos de formação de profissionais da Pedagogia, como forma de contribuir para a construção de uma sociedade mais equânime, respeitosa e menos desigual. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ACAL29052019.pdf | 629,69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons