Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15233
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Dandara Wanessa Nascimento Gomes-
dc.date.accessioned2019-08-08T16:30:41Z-
dc.date.available2019-05-31-
dc.date.available2019-08-08T16:30:41Z-
dc.date.issued2019-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15233-
dc.description.abstractWe live in an exclusionary society in various spheres. From this point of view, everything that goes beyond normality is either disparaged or inferior. Therefore, anyone who does not conform to such standards may not be perceived by society. Based on this assertion, the present research discusses the lack of accessibility, due to the barriers generated through the attitudes of students and / or professionals of the Federal University of Paraíba. The purpose of this study is to explain experiences that highlight the invisibility of students with disabilities in higher education. This is a qualitative research, in order to reach the objectives, the semi-structured interviews carried out, together with students with disabilities from the academic community of the Federal University of Paraíba, were used as data collection methodology. materializes the invisibility of these people. The participants of the research were five students, classified with multiple disabilities, motor, visual and low vision of different courses. The interviews took place through an individual meeting with each interviewee. After the interviewees' statements were collected, they were transcribed and analyzed. The locus of the research was campus I of the Federal University of Paraíba. With the analysis of the data collected, it was possible to perceive that students with disabilities do not feel included in the institution, due to a lack of physical structure, but mainly due to the lack of sensitivity of other people, who do not perceive them present in the dynamics of the institution.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-08T16:30:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DWNGL31052019.pdf: 932867 bytes, checksum: 23429521677205c8e55396f6cd5ea166 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-08T16:30:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) DWNGL31052019.pdf: 932867 bytes, checksum: 23429521677205c8e55396f6cd5ea166 (MD5) Previous issue date: 2019-05-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcessibilidadept_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.titleExperiências de invisibilidade: discutindo a acessibilidade de estudantes com deficiência na UFPBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Adenize Queiroz de-
dc.description.resumoVivemos em uma sociedade excludente em vários âmbitos. Nessa perspectiva, tudo aquilo que foge aos padrões de normalidade, é menosprezado ou inferiorizado. Portanto, qualquer pessoa que não se enquadre em tais padrões, pode passar a não ser percebida pela sociedade. Partindo dessa afirmação, a presente pesquisa discute a ausência de acessibilidade, decorrente das barreiras geradas por meio de atitudes de estudantes e/ou profissionais da Universidade Federal da Paraíba. O objetivo deste estudo é explicitar experiências, que evidenciam a invisibilidade de estudantes com deficiência no ensino superior. Se trata de uma pesquisa qualitativa, para o alcance dos objetivos, adotou-se como metodologia para coleta de dados as entrevistas semiestruturadas realizadas, junto a estudantes com deficiência da comunidade acadêmica da Universidade Federal da Paraíba, as quais foram gravadas, para compreender como se materializa a invisibilidade dessas pessoas. Os participantes da pesquisa foram cinco estudantes, classificados com deficiência múltipla, motora, visual e baixa visão de diferentes cursos. As entrevistas ocorreram por meio de um encontro individual com cada entrevistado. Após a coleta dos depoimentos dos entrevistados, estas foram transcritas e analisadas. O lócus da pesquisa foi o campus I da Universidade Federal da Paraíba. Com a análise dos dados coletados, foi possível perceber que os estudantes com deficiência não se sentem incluídos na instituição, por falta de estrutura física, mas principalmente pela falta da sensibilidade das demais pessoas, que não os percebem presentes na dinâmica da instituição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DWNGL31052019.pdf911 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons