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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15236
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Elen Cristina Pessoa-
dc.date.accessioned2019-08-08T17:24:04Z-
dc.date.available2019-05-31-
dc.date.available2019-08-08T17:24:04Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15236-
dc.description.abstractThis monography aims to analyze the symbolic violence in two teachers’ practice in the first cycle of elementary school in the light of the theory of Institutional Pedagogy. Initially, symbolic violence is described and analyzed in four episodes of teachers- students interactions, observed during the experience of the author of this TCC in her supervised internship (interdiction of students’ speaking in communicative situations in the classroom; prohibition to circulate in other school’s pedagogic facilities; authoritarian control of student behavior in a situation of indiscipline and incivility; curricular refusal to include contents about students’ singularities). Afterwards, the Institutional Pedagogy theory is depicted, especially in what it regards to the concept of speech place. Then, it indicates a non-violent pedagogic alternative for conducting the analyzed interactions, inspired on the speech place dispositive: the story telling and its positive consequences to children free expression and the ideal interaction teacher-students. Methodologically, the research is qualitative and exploratory, analyzing data collected during a case study, using the field diary to record the episodes observed by the researcher in a class of the third year of elementary school, involving 30 students (between 8 and 10 years old) and 2 teachers from a public school in João Pessoa, as well as to register the three interactions the episodes of story telling conducted by the researcher. The data are analyzed by the confrontation between observation, intervention and theory, with reports of real situations, experienced during the three days of observation and intervention. The results indicated the presence of symbolic violence in the teachers' practice, manifested in relation to authority and the transmission of knowledge. Besides that, the pedagogic gains to children’s motivation, communication and cognition development as a result of the story telling oriented by the speech place. Throughout the analysis, this institutional device, “speech place”, is indicated as an alternative to teachers’ violent management of eventual pupils’ indiscipline, to emphasize the viability of educating oneself without violence.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-08T17:24:04Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECPB31052019.pdf: 816946 bytes, checksum: a2d24aa6cc26a5009d04c2231d0b6fce (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectIndisciplina - sala de aulapt_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectPedagogia institucionalpt_BR
dc.titleViolência simbólica na prática docente: reflexão à luz da pedagogia institucionalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Andrade, Fernando Cézar Bezerra de-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo analisar a ocorrência da violência simbólica na prática de docentes de uma turma do ensino fundamental à luz da teoria da Pedagogia Institucional. Após identificar a violências simbólicas em quatro episódios de interação docente- discentes observados durante a experiência da própria autora deste TCC em seu estágio supervisionado (censura da expressão de discentes em situações de comunicação durante a exposição em sala de aula; privação de circular por ambientes alternativos à sala de aula; controle autoritário do comportamento discente em situação de indisciplina e incivilidade; restrição do currículo aos conteúdos formais, desconsiderando-se diferenças e singularidades de discentes), caracteriza a teoria da Pedagogia Institucional e, em particular, o dispositivo do lugar de fala, para, em seguida, indicar uma alternativa não- violenta, inspirada naquele dispositivo, para a condução das interações analisadas: a contação de histórias e suas consequências favoráveis à livre expressão infantil e à desejável interação docente-discentes. Metodologicamente, a pesquisa é qualitativa e exploratória, analisando dados de um relato de experiência vivida durante estágio de formação inicial em Pedagogia; recorreu, portanto, a registros de observação de episódios observados pela pesquisadora numa turma do terceiro ano do ensino fundamental, envolvendo 30 discentes (entre 8 e 10 anos de idade) e duas docentes de uma escola da rede pública de João Pessoa. Valeu-se, igualmente, de registros de três episódios de interação, guiados pela pesquisadora durante contação de histórias com as crianças da mesma turma, disponíveis em diário de campo da investigadora. Os dados são analisados pelo confronto entre observação dos episódios, registro da intervenção e teoria. Os resultados evidenciaram, de um lado, a presença de violência simbólica na prática das docentes, identificada em relação aos usos da autoridade na interação com os discentes e aos modos de transmissão do conhecimento formal; e, de outro lado, os benefícios pedagógicos (motivacionais, comunicacionais, cognitivos) do emprego de dispositivo inspirado no lugar de fala: a contação de histórias. Ao longo da análise, portanto, o dispositivo institucional “lugar de fala” é indicado como alternativa aos manejos violentos das docentes, para ressaltar a viabilidade de educar-se sem violênciapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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