Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15245Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Tavares, Maria Sônia | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-09T11:58:02Z | - |
| dc.date.available | 2019-08-08 | - |
| dc.date.available | 2019-08-09T11:58:02Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15245 | - |
| dc.description.abstract | This study aims to investigate evasion in classes of Youth and Adult Education (EJA) of a School of the State Network, in the city of João Pessoa, Paraiba. The main objective is to analyze the causes of evasion in EJA classes. The theoretical reference used included the contributions of authors such as Paulo Freire, Moacir Gadotti, Claudio Saltini, Paulo Meksenas, among others, since many authors contribute to understand the movement of permanence and evasion in space school. As methodological procedures, field observations and structured questionnaire application were carried out for teachers and students of this teaching modality. In analyzing the data, it was possible to identify that school dropout is an aspect that is present in the educators' perception and education, and that it needs to be much more discussed in the school actions, since it must be treated more effectively and participatory. The data also revealed that many students drop out of school because they can not divide the time between work and school because they are forced to work for their own and the family's sustenance, they are often discouraged by the poor quality of teaching and the tiredness of the routine daily. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-09T11:58:02Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MST09082019.pdf: 4084599 bytes, checksum: 5682167d078a69d0c9cdd1c73b752b73 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-09T11:58:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MST09082019.pdf: 4084599 bytes, checksum: 5682167d078a69d0c9cdd1c73b752b73 (MD5) Previous issue date: 2019-05-31 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Evasão escolar | pt_BR |
| dc.subject | Professor - aluno | pt_BR |
| dc.title | Evasão em turmas de educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Sousa, Luciano de | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como finalidade investigar a evasão em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma Escola da Rede Estadual, da cidade de João Pessoa, Paraíba. O objetivo principal é de analisar as causas da evasão em turmas da EJA. O referencial teórico utilizado contou com as contribuições de autores como: Paulo Freire, Moacir Gadotti, Claudio Saltini, Paulo Meksenas, entre outros, pois muitos são os autores que com suas fundamentações contribuem para compreender o movimento de permanência e evasão no espaço escolar. Como procedimentos metodológicos foram realizados observações de campo e aplicação de questionário estruturado para os professores e alunos da referida modalidade de ensino. Ao analisar os dados, foi possível identificar que a evasão escolar é um aspecto presente na percepção dos educadores e educando, e que precisa ser bem mais discutido nas ações da escola, uma vez que deve ser tratado de forma mais eficaz e participativa. Os dados também revelaram que muitos alunos desistem da escola por não conseguir dividir o tempo entre trabalho e escola, pois são obrigados a trabalhar para sustento próprio e da família, em muitos momentos apresentam-se desmotivados pela baixa qualidade do ensino e pelo cansaço da rotina diária. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MST09082019.pdf | 3,99 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
