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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15246
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ana Paula dos-
dc.date.accessioned2019-08-09T12:26:08Z-
dc.date.available2019-05-31-
dc.date.available2019-08-09T12:26:08Z-
dc.date.issued2019-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15246-
dc.description.abstractO presente trabalho com o título de “Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: causas e consequências” tem por objetivo geral analisar os motivos que levam os alunos da Educação de Jovens e Adultos à evasão escolar ao longo do processo educativo, e por objetivos específicos os seguintes: compreender os principais motivos que levam a evasão; analisar a prática docente quanto à didática utilizada; conhecer os problemas que os alunos enfrentam para permanecer nesse processo educacional. Refere-se a um estudo de natureza qualitativa, sendo composto de revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de João Pessoa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Vaz de Camões, e os sujeitos foram 5 alunos e 4 professores voluntários dessa mesma escola. Foi aplicado um questionário estruturado com questionamentos iniciais para conhecer o perfil dos sujeitos participantes da pesquisa, os alunos, bem como dados socioeconômicos e formação escolar, e para os docentes um questionário composto de 7 questões mistas, com possibilidades de múltipla escolha, mas seguidas de complementos explicativos. A análise de cunho qualitativo foi complementada por exposição gráfica e tabelas com os dados. Os resultados revelaram que a comunidade escolar estudada apresenta alto índice de evasão escolar no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, pois embora a evasão não seja algo peculiar apenas a essa instituição do sistema educacional brasileiro, a ocorrência da evasão está diretamente ligada a fatores como: distância entre a realidade da vida do aluno e meio pedagógico, dificuldades de aprendizagem em seus múltiplos aspectos, falta de incentivo da família. Os docentes afirmaram ter formação suficiente para esta modalidade, porém poucos conseguem atuar de modo adequado. Neste sentido, este estudo visou a sistematização dos dados na escola investigada com o fim de colaborar com a equipe pedagógica e os professores na tomada de decisão de ações que evitem ou diminuam a evasão escolar a nível local.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-09T12:26:08Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) APS31052019.pdf: 691777 bytes, checksum: 2064aab525876bf6c7c5050502452f06 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectAluno - evasão escolarpt_BR
dc.titleEvasão escolar na educação de jovens e adultos: olhares de alunos e professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoO presente trabalho com o título de “Evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos: causas e consequências” tem por objetivo geral analisar os motivos que levam os alunos da Educação de Jovens e Adultos à evasão escolar ao longo do processo educativo, e por objetivos específicos os seguintes: compreender os principais motivos que levam a evasão; analisar a prática docente quanto à didática utilizada; conhecer os problemas que os alunos enfrentam para permanecer nesse processo educacional. Refere-se a um estudo de natureza qualitativa, sendo composto de revisão bibliográfica sobre o tema e de uma pesquisa de campo. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal de João Pessoa, Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Vaz de Camões, e os sujeitos foram 5 alunos e 4 professores voluntários dessa mesma escola. Foi aplicado um questionário estruturado com questionamentos iniciais para conhecer o perfil dos sujeitos participantes da pesquisa, os alunos, bem como dados socioeconômicos e formação escolar, e para os docentes um questionário composto de 7 questões mistas, com possibilidades de múltipla escolha, mas seguidas de complementos explicativos. A análise de cunho qualitativo foi complementada por exposição gráfica e tabelas com os dados. Os resultados revelaram que a comunidade escolar estudada apresenta alto índice de evasão escolar no âmbito da Educação de Jovens e Adultos, pois embora a evasão não seja algo peculiar apenas a essa instituição do sistema educacional brasileiro, a ocorrência da evasão está diretamente ligada a fatores como: distância entre a realidade da vida do aluno e meio pedagógico, dificuldades de aprendizagem em seus múltiplos aspectos, falta de incentivo da família. Os docentes afirmaram ter formação suficiente para esta modalidade, porém poucos conseguem atuar de modo adequado. Neste sentido, este estudo visou a sistematização dos dados na escola investigada com o fim de colaborar com a equipe pedagógica e os professores na tomada de decisão de ações que evitem ou diminuam a evasão escolar a nível local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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