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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15248Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Rodrigues, Amanda de Santana | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-09T12:53:31Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-29 | - |
| dc.date.available | 2019-08-09T12:53:31Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15248 | - |
| dc.description.abstract | The present paper discuss the degree at Human Right (HR) and and Education in Human Rights (EHR) degree by the project experiences: Educação em Direitos Humanos: construindo sujeitos de direitos no Curso de Pedagogia(PROLICEN/CE/UFPB/2017) and Educação em Direitos Humanos: formando graduandos do Curso de Pedagogia para a paz e cidadania(PROLICEN/CE/UFPB/2018), developed at the Educational History I and II subjects of Pedagogy Course of Universidade Federal da Paraíba (UFPB). we had started by the premise that the basics unawareness of HR and EHR limits the citizenship effectuation at the educator practices. In this way, we had challenged: what is the HR and EHR contributions to the citizen teacher degree? Facing this question, the experiences lived with these Human Rights projects were evidenced and reflected. As soon as, we had analyzed these experiences, elucidating its contributions to the citizen degree of the Pedagogy student. This work was built on the basis of qualitative research and used written sources, such as: reports, opinions, legislation, dialogue with authors (Carbonari (2009), Candau (1996), Bobbio (2004), Carvalho (2008), Ihering (2002), among other theorists) that deal with Human Rights and Human Rights Education. At this report, we had considered HR and EHR as viable ways to the empowerment of an educational degree to peace and citizenship, contributing to the future teachers can see the negligence situations and/or right violation, and can be able to act facing contemporary challenges. In this manner, with the resistance actual situation propagated by media and conservative political discusses, that jeopardize the democratic liens of the future generations, the present project articulates the relevance of the respective Human Rights projects to the citizen degree of the Pedagogy students, future educators, as a actual necessity of knowledge building at Human Rights. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-09T12:53:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ASR29052019.pdf: 2300923 bytes, checksum: a216ae36c88a6bf05620392b194a12f5 (MD5) | en |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação - direitos humanos | pt_BR |
| dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
| dc.subject | Formação cidadã | pt_BR |
| dc.title | Experiências com projetos de Direitos Humanos/PROLICEN/CE/UFPB: formando para a cidadania (2017-2018) | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Maria Elizete Guimarães | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho discute a temática da formação em Direitos Humanos (DH) e em Educação em Direitos Humanos (EDH) a partir das experiências com os projetosEducação em Direitos Humanos: construindo sujeitos de direitos no Curso de Pedagogia (PROLICEN/CE/UFPB/2017) e Educação em Direitos Humanos: formando graduandos. do Curso de Pedagogia para a paz e cidadania (PROLICEN/CE/UFPB/2018), desenvolvidos nas disciplinas de História da Educação Ie II, do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Partimos do pressuposto de que o desconhecimento dos fundamentos dos DH e da EDH limita a efetivação da cidadania na prática do educador. Dessa forma, problematizamos: quais as contribuições dos DH e da EDH para a formação docente cidadã? Diante desse questionamento, as experiências vividas com esses projetos de Direitos Humanos foram colocadas em evidência e reflexão. Destarte, analisamos estas experiências, ressaltando suas contribuições para a formação cidadã do graduando de Pedagogia. Esse trabalho foi construído com fundamento na pesquisa qualitativa e utilizou-se de fontes escritas, como: relatórios, pareceres, legislação, dialogando com autores(Carbonari (2009), Candau (1996), Bobbio (2004), Carvalho (2002), Comparato (2008), Ihering (2002), entre outros teóricos) que abordam os Direitos Humanos e a Educação em Direitos Humanos. Nessa perspectiva consideramos os DH e a EDH como caminhos viáveis para o fortalecimento de uma formação educacional para a paz e para a cidadania, de forma a contribuir para que os futuros docentes percebam as situações de negligência e/ou violações de direitos e, diante destas, tenham condições de agir frente aos desafios contemporâneos. Com isso, perante a situação atual de resistência propagada por discursos midiáticos e políticos conservadores, que colocam em risco as garantias democráticas das futuras gerações, o presente trabalho ressalta a relevância dos respectivos projetos de Direitos Humanos para a formação cidadã dos estudantes de Pedagogia, futuros educadores, enquanto uma necessidade atual de construção de conhecimentos em Direitos Humanos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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