Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15250
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Abigail Codeceira-
dc.date.accessioned2019-08-09T13:22:41Z-
dc.date.available2019-05-31-
dc.date.available2019-08-09T13:22:41Z-
dc.date.issued2019-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15250-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the possibility of using digital technologies to stimulate playful development in children with Autism Spectrum Disorder (ASD). In this aspect, this research brings an important discussion about how to develop the playfulness in children with ASD, who have difficulties of interaction and communication, using digital technologies. In this work, consultations in the following databases were made: Google Academic, the CAPES Free Periodicals Portal and Scielo Scientific Periodicals. According to the selected literature about the subject, the results of this study address the obstacles encountered by the child with ASD to understand the symbolic games, in other words, the "make-believe", which is considered by several authors as fundamental for the development of a child, asit favors their interaction with others and enables the development and expression of the emotions and perceptions experienced in the relationship between the child and the real world. Furthermore, the authors present the relevant issues about teaching children with ASD to play, using digital technology as a strong ally. Therefore, the knowledge gathered in this research was applied in the creation of a prototype of an educational application, aimingthe development of playfulnessin children with ASD.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-09T13:22:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACC31052019.pdf: 1042464 bytes, checksum: ee077fa16ac6bac5b5e15cee6d0d1fe5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-09T13:22:41Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACC31052019.pdf: 1042464 bytes, checksum: ee077fa16ac6bac5b5e15cee6d0d1fe5 (MD5) Previous issue date: 2019-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.titleTecnologias digitais para o desenvolvimento lúdico de crianças com transtorno do espectro autistapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lebiam Tamar Gomes-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo investigar a possibilidade de uso de tecnologias digitais para estimular o desenvolvimento lúdico em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nesse aspecto, esta pesquisa de tipo bibliográfica e aplicada, traz uma importante discussão sobre como desenvolver o lúdico a partir das tecnologias digitais em crianças com TEA, que possuem dificuldades de interação e de comunicação. Nesta pesquisa, foram realizadas consultas nas bases de dados: Google Acadêmico, o portal de Periódicos Livres da CAPES e os Periódicos Científicos da Scielo. De acordo com a literatura selecionada sobre o tema, os resultados deste estudo abordam os obstáculos encontrados pela criança com TEA para entender os jogos simbólicos, ou seja, o “faz de conta”, que é considerado por diversos autores como fundamental para o desenvolvimento da criança, por favorecer sua interação com o outro e possibilitar o desenvolver e expressar das emoções e percepções vivenciadas na relação que a criança estabelece com o mundo real. Apresentam as problemáticas pertinentes acerca de que seja possível ensinar às crianças com TEA a brincar, tendo a tecnologia digital como uma forte aliada. Para tanto, o conhecimento reunido na pesquisa foi aplicado na criação de um protótipo de aplicativo educacional voltado para o desenvolvimento lúdico de crianças com TEA.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACC31052019.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons