Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15258
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Izabel Raimundo da-
dc.date.accessioned2019-08-12T10:51:53Z-
dc.date.available2019-05-23-
dc.date.available2019-08-12T10:51:53Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15258-
dc.description.abstractEste trabajo de Conclusión de Curso (TCC) tiene por objetivo conectar imágenes de un libro didáctico de la modalidad Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) para una reflexión sobre la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales. El estudio se realizó a partir de los fundamentos del campo de estudio de la Cultura Visual, a fin de problematizar el uso de imágenes en los libros didácticos. Con relación a sus objetivos, se trata de un estudio exploratorio realizado por medio de una investigación bibliográfica. Las principales fuentes teóricas utilizadas fueron: Duncun (2010), Hernández (2007), Sardelich (2006). El estudio realizado concluye que el libro didáctico de la modalidad EJA utiliza las imágenes como ilustración del contenido presentado, sin indicación para la lectura o discusión de las mismas. El conjunto de imágenes exploradas en este estudio se conecta con la narrativa de la expansión colonizadora europea desde el siglo XVI que alimenta la visión del hombre blanco, cristiano y occidental.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-12T10:51:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IRS23052019.pdf: 3146697 bytes, checksum: 9d72f22f65798c5e170255ecf6c91e82 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-12T10:51:53Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) IRS23052019.pdf: 3146697 bytes, checksum: 9d72f22f65798c5e170255ecf6c91e82 (MD5) Previous issue date: 2019-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.titleImagens e educação das relações étnico-raciais: uma reflexão em livro didático da EJApt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sardelich, Maria Emilia-
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por objetivo conectar imagens de um livro didático da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) para uma reflexão sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais. O estudo se realizou a partir dos fundamentos do campo de estudo da Cultura Visual a fim de problematizar o uso de imagens nos livros didáticos. Em relação aos seus objetivos, trata-se de um estudo exploratório realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica. As principais fontes teóricas utilizadas foram: Duncun (2010), Hernández (2007), Sardelich (2006). O estudo realizado conclui que o livro didático da modalidade EJA utiliza as imagens como ilustração do conteúdo apresentado, sem indicação para a leitura ou discussão das mesmas. O conjunto de imagens exploradas neste estudo se conecta com a narrativa da expansão colonizadora europeia desde o século XVI que alimenta a visão do homem branco, cristão e ocidental.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IRS23052019.pdf3,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons