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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15260
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGomes, Isabel Cristina Soares-
dc.date.accessioned2019-08-12T11:07:49Z-
dc.date.available2019-05-29-
dc.date.available2019-08-12T11:07:49Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15260-
dc.description.abstractNo abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-12T11:07:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ICSG29052019.pdf: 992194 bytes, checksum: 4cf2bc553aec08b5a725db2e51755a3f (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLicenciatura em matemáticapt_BR
dc.titleAs representações sociais dos licenciandos em matemática da UFPB acerca do componente curricurar didáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Vinicius Varella-
dc.description.resumoA presente pesquisa dedicou-se ao estudo da Didática tendo como objetivo analisar as Representações Sociais dos licenciandos em Matemática da UFPB acerca do componente curricular Didática. Foram realizados questionários e entrevistas com duas turmas da licenciatura em matemática da Universidade Federal da Paraíba que cursavam o componente curricular de Estágio 1, no período letivo de 2018.2. O interesse em debater a respeito dessa temática se deu através do estudo realizado no PROLICEN sobre a formação de professores, identificando através desses estudos um distanciamento entre teoria e prática de ensino, surgindo assim à intenção de estudar como a Didática está sendo observada pelos graduandos da Licenciatura em Matemática. Em busca de responder ao objetivo do trabalho recorremos a autores como: Libâneo (2013), Tardif (2014), Zabala (1998), dentre outros, e utilizamos como aporte teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2010), sendo está uma teoria cientifica direcionada ao estudo de um fenômeno acima de tudo psicossocial, ou seja, um fenômeno interligado ao senso comum, sendo formado com processos de pensamento, lógicos e racionais, mas também emocionais e não conscientes, que acabam por determinar as atitudes e os comportamentos dos sujeitos. Os achados da pesquisa demonstram que os estudantes ancoram as suas representações, acerca do componente curricular Didática, na ideia de que a disciplina está baseada em formas, maneiras, métodos e técnicas de ensino que servem para transmitir o conhecimento, visando um aproveitamento satisfatório dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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