Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15260Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gomes, Isabel Cristina Soares | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-12T11:07:49Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-29 | - |
| dc.date.available | 2019-08-12T11:07:49Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15260 | - |
| dc.description.abstract | No abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-12T11:07:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ICSG29052019.pdf: 992194 bytes, checksum: 4cf2bc553aec08b5a725db2e51755a3f (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-12T11:07:49Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ICSG29052019.pdf: 992194 bytes, checksum: 4cf2bc553aec08b5a725db2e51755a3f (MD5) Previous issue date: 2019-05-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Didática | pt_BR |
| dc.subject | Formação docente | pt_BR |
| dc.subject | Licenciatura em matemática | pt_BR |
| dc.title | As representações sociais dos licenciandos em matemática da UFPB acerca do componente curricurar didática | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Vinicius Varella | - |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa dedicou-se ao estudo da Didática tendo como objetivo analisar as Representações Sociais dos licenciandos em Matemática da UFPB acerca do componente curricular Didática. Foram realizados questionários e entrevistas com duas turmas da licenciatura em matemática da Universidade Federal da Paraíba que cursavam o componente curricular de Estágio 1, no período letivo de 2018.2. O interesse em debater a respeito dessa temática se deu através do estudo realizado no PROLICEN sobre a formação de professores, identificando através desses estudos um distanciamento entre teoria e prática de ensino, surgindo assim à intenção de estudar como a Didática está sendo observada pelos graduandos da Licenciatura em Matemática. Em busca de responder ao objetivo do trabalho recorremos a autores como: Libâneo (2013), Tardif (2014), Zabala (1998), dentre outros, e utilizamos como aporte teórico metodológico a Teoria das Representações Sociais de Moscovici (2010), sendo está uma teoria cientifica direcionada ao estudo de um fenômeno acima de tudo psicossocial, ou seja, um fenômeno interligado ao senso comum, sendo formado com processos de pensamento, lógicos e racionais, mas também emocionais e não conscientes, que acabam por determinar as atitudes e os comportamentos dos sujeitos. Os achados da pesquisa demonstram que os estudantes ancoram as suas representações, acerca do componente curricular Didática, na ideia de que a disciplina está baseada em formas, maneiras, métodos e técnicas de ensino que servem para transmitir o conhecimento, visando um aproveitamento satisfatório dos alunos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ICSG29052019.pdf | 968,94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
