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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15270Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Nunes, Karla Cristianne Rodrigues | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-12T16:59:40Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-31 | - |
| dc.date.available | 2019-08-12T16:59:40Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15270 | - |
| dc.description.abstract | Pedagogy as an area of activity has collaborated with the process of training children, youth and adults, acting in the management, supervision, planning and in the classroom. This work aims to give visibility to a wide range of opportunities beyond school, because we understand that pedagogical action is active in all moments of our life. Our study brings as object the Municipal Guard of João Pessoa, focusing on the process of building knowledge from formal education and experiences faced throughout the guards’ performance. In order to elucidate this problem we use a bibliographical and documentary research related to the themes on human rights and the role of the Municipal Guard, using articles, magazines, books, booklets and legal documents. We used a participatory research, with quantitative and qualitative approaches, in which we used questionnaires, recorded interviews and the observation of the training courses offered to the guards in the year 2018. In this process the guards could be identified, expressing their knowledge and reporting historical facts about the Guard that had not been recorded. We added future perspectives to resume these studies for the construction of pedagogical projects aimed at the municipal security agents. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-12T16:59:40Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KCRN31052019.pdf: 1445127 bytes, checksum: cca64938a85cdb45daaea410be538c34 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-12T16:59:40Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KCRN31052019.pdf: 1445127 bytes, checksum: cca64938a85cdb45daaea410be538c34 (MD5) Previous issue date: 2019-05-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Formação educacional - guarda municipal | pt_BR |
| dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
| dc.subject | Educação formal | pt_BR |
| dc.subject | Planejamento educacional | pt_BR |
| dc.title | Os direitos humanos batem à sua porta: a formação educacional dos guardas municipais de João Pessoa | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Rebuá, Carlos Eduardo Zaleski | - |
| dc.description.resumo | A pedagogia como área de atuação tem colaborado com o processo de formação de crianças, jovens e adultos, atuando na gestão, na supervisão, no planejamento e em sala de aula. Esse trabalho pretende dar visibilidade a um enorme leque de oportunidades além da escola, pois compreendemos que a ação pedagógica é atuante em todos os momentos de nossa vida. Nosso estudo traz como objeto a Guarda Civil Municipal de João Pessoa, focalizando no processo de construção de saberes oriundos da educação formal e das experiências enfrentadas ao longo da atuação dos guardas. Para elucidação dessa problemática utilizamos uma pesquisa bibliográfica e documental relacionada às temáticas sobre os direitos humanos e o papel da Guarda Municipal, valendo-nos de artigos, revistas, livros, cartilhas e documentos legais. Fizemos uso de uma pesquisa participante, com abordagens quantitativa e qualitativa, onde utilizamos questionários, entrevistas gravadas e a observação dos cursos de capacitação oferecidos aos guardas no ano de 2018. Nesse processo os guardas puderam ser identificados, expressando seus conhecimentos e relatando fatos históricos sobre a Guarda que não haviam sido registrados. Acrescentamos perspectivas futuras de retomada desses estudos para a construção de projetos pedagógicos voltados para os agentes de segurança do município. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| KCRN31052019.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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