Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15273
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRamos, Verônica Márcia Moura-
dc.date.accessioned2019-08-12T17:47:43Z-
dc.date.available2019-05-27-
dc.date.available2019-08-12T17:47:43Z-
dc.date.issued2019-05-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15273-
dc.description.abstractThe Autism is a mental disorder that affects the student's relationship with Autism at school and their learning. Knowing that there is a latent problem in the reception of this student in school, this work aims to map and rescue what is necessary for a student diagnosed with Autism to be assisted early by a team of pedagogues in a correct and effective way. In addition, it aims to propose that the Federal Government, together with the Ministry of Education, may review educational policies in order to prioritize the training of teachers with specialization in the field of Pedagogy. From this, it is possible to enable a qualified service in the field of learning, more precisely, in the laborious work with the referred students. To do so, a qualitative case study was conducted to map the reception of the school to a student with Autism. To obtain the results, a questionnaire adapted from previous work was used. As a result, the questionnaire was applied to the family, teacher and caregiver. It was observed that the involvement in the classroom with the student with Autism is much desired. It was observed, therefore, that despite the attempt of adaptation of the school with the placement of a caregiver and followings of the guidelines and laws, the student was not able to adapt to the class routine. Thus, it is necessary to adapt the response of the school to each individual need of the student.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-12T17:47:43Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMMR27052019.pdf: 732122 bytes, checksum: 6d1f8e8aeb84da2e7890f633493a3610 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-12T17:47:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) VMMR27052019.pdf: 732122 bytes, checksum: 6d1f8e8aeb84da2e7890f633493a3610 (MD5) Previous issue date: 2019-05-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.titleA inclusão de uma criança com autismo em uma escola da rede pública municipal de João Pessoa-PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.description.resumoO Autismo é um transtorno mental que afeta a relação do aluno com Autismo na escola e seu aprendizado. Sabendo que existe uma problemática latente na recepção deste aluno na escola, este trabalho tem como objetivo mapear e resgatar o que é necessário para que um estudante diagnosticado com Autismo seja assistido precocemente por uma equipe de pedagogos de forma correta e eficaz. Além disso, o mesmo tem por objetivo propor que o Governo Federal em conjunto com o Ministério da Educação possa rever as políticas educacionais, a fim de priorizar a capacitação de professores com especialização no campo da Pedagogia. A partir disso, sendo possível viabilizar um atendimento qualificado no campo da aprendizagem, mais precisamente, no laborioso trabalho com os educandos referidos. Para tanto, foi realizado uma pesquisa do tipo qualitativa de estudo de caso, para mapear a recepção da escola a um aluno com Autismo. Para obter os resultados, foi utilizado um questionário adaptado de um trabalho realizado previamente. Como resultado, foi aplicado o questionário com a família, a professora e a cuidadora. Foi observado que fica muito a desejar o envolvimento na sala de aula com o aluno com Autismo. Observou-se, portanto, que apesar da tentativa de adaptação da escola com a colocação de uma cuidadora e segmentos das diretrizes e leis, o aluno não conseguiu se adaptar à rotina de classe. Deste modo, é necessário ainda adaptar a resposta da escola para cada necessidade individual do aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VMMR27052019.pdf714,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons