Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15274| Tipo: | TCC |
| Título: | Apostas enactantes dos atores de políticas públicas educacionais em três escolas de rede pública em João Pessoa |
| Autor(es): | Dantas, Valúsia Vênus Gomes |
| Primeiro Orientador: | Gonçalves, Luís Gonzaga |
| Resumo: | Este trabalho é sobre as apostas enactantes e os atores de políticas educacionais. Apostas enactantes são um tipo de aposta (investimento) em um projeto no qual a sua representação passa por sua realização. A aposta enactante é um conceito criado por Francisco Varela e discutido por Hubert Hannoun (1998). O conceito diz respeito à relação ativa entre conhecimento, sujeito e mundo. Neste trabalho também ganhou destaque o conceito de Móbile (CHARLOT, 2000), que está muito ligado ao que dá sentido às ações dos sujeitos, e tem uma relação muito íntima com o conceito de enação. Os sujeitos envolvidos na pesquisa são os atores de políticas de três escolas públicas de João Pessoa. E a política educacional em questão é a Base Nacional Comum Curricular regulamentada na resolução CNE/CP No 2, de 22 de dezembro 2017, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. O intento da pesquisa é averiguar se os atores das escolas pesquisadas ao pensarem sobre a BNCC se preocupam em fazer um projeto que preserve sua autonomia docente.O Projeto da Base é uma construção que visa a criação de um currículo no qual apresenta conteúdos essenciais que devem ser ensinados em todo o país. Alguns autores como: Ball (2016), Albino e Pereira (2015) e Rocha (2016), entre outros, discutem políticas educacionais e os documentos sobre a BNCC. O que discutiremos aqui é a forma como os educadores e educadoras das escolas em foco recebem a BNCC. Importa ver se existe a possibilidade de um posicionamento ativo, enactante, por parte dos sujeitos envolvidos na proposta do Documento. Para isto, foram feitas entrevistas com esses sujeitos, com questões abertas sobre a BNCC e sobre seus posicionamentos em relação ao Documento. Os resultados encontrados foram em sua maioria posicionamentos de espera, de aposta expectante, porém pode-se perceber também um potencial de aposta enactante em alguns sujeitos. Percebemos diferenças em relação a informação sobre a BNCC nas escolas, apesar de serem escolas próximas e de públicos em parte semelhantes. Alguns questionamentos ainda ficaram com respostas a depender de mais estudos. |
| Abstract: | This work is about enacting bets and educational policy actors. Enactante bets are a type of bet (investment) in a project in which its representation passes through its realization. The enactante bet is a concept created by Francisco Varela and discussed by Hubert Hannoun (1998). The concept is related to the relation between knowledge, subject and world. In this work the concept of Mobile (CHARLOT, 2000) was also highlighted, which is closely linked to what gives meaning to the actions of the subjects, and has a very intimate relationship with the concept of enação. The subjects involved in the research are the policy actors of three public schools in João Pessoa. And the educational policy in question is the National Curricular Common Base (BNCC) regulated in resolution CNE/CP No. 2, of December 22, 2017, to be respected mandatorily throughout the stages and respective modalities in the scope of Basic Education. The Base Project is a construction that aims to create a curriculum in which it presents essential contents that must be taught throughout the country. Some authors such as Ball (2016), Albino and Pereira (2015) and Rocha (2016), among others, discuss educational policies and documents about BNCC. What we will discuss here is how the educators of the schools in focus receive the BNCC. It is important to see if there is the possibility of an active, enactante positioning by the subjects involved in the proposal of the Document. For this, interviews were made with these subjects, with open questions about the BNCC and its positioning in relation to the Document. The results found were mostly waiting placements, expectant betting, but one can also perceive a potential enactante bet in some subjects. We perceive differences regarding information about the BNCC in schools, although they are nearby schools and some public similarly. Some questions were still not answered and depending on more studies. |
| Palavras-chave: | Educação básica Aposta expectante Aposta enactante |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15274 |
| Data do documento: | 16-Mai-2019 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| VVGD21052019.pdf | 2,71 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
