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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15280Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Nayara Suellen de Oliveira | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-14T12:48:27Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-28 | - |
| dc.date.available | 2019-08-14T12:48:27Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-13 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15280 | - |
| dc.description.abstract | This work has as its theme the Evaluation of Learning in the context of Youth and Adult Education (EJA). The intention of the work was to analyze teachers' conceptions about Learning Assessment, seeking to understand what is guiding the evaluation practices of teachers in the EJA. For the accomplishment of this study a field research with qualitative approach was developed. The research subjects are teachers who work in the Education of young people and Adults of two schools of the municipality of Bayeux. In order to support this research, we used the following authors: Luckesi (1996); Hoffmann (2001); and Fernandes (2014). A mixed questionnaire composed of 11 objective and subjective questions was used as instrument of data collection. The results indicate that, in general, the evaluation done by the teachers with the students of the EJA has been limited to a survey of what was - or not - learned, that is, it is related to the identification of the cognitive level of the student. The EJA teachers' conception is still based on verifying and not evaluating learning. They also reveal that there is a great lack of theory that supports the practice of evaluation, which contributes to the fact that the evaluation acts of teachers are reproduced in the same way that they have experienced in the past. It is imperative that teachers consider a reflection on the evaluation and seek to re-signify their practices, in order to compromise them with the development of their students and, consequently, with the quality of teaching. It is concluded that there is a need to broaden the discussion and studies on Learning Assessment. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-14T12:48:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) NSOS28052019.pdf: 937096 bytes, checksum: 285d37060ac09bf95a4266f53d2d77dc (MD5) | en |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Professores | pt_BR |
| dc.subject | Práticas avaliativas | pt_BR |
| dc.title | Avaliação da aprendizagem: que concepções têm norteado as práticas avaliativas de professores da EJA? | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Lima, Idelsuite de Sousa | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho tem como temática a Avaliação da Aprendizagem no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A intenção do trabalho foi analisar concepções de professores sobre Avaliação da aprendizagem, buscando compreender o que está norteando as práticas avaliativas de professores na EJA. Para a realização deste estudo foi desenvolvido uma pesquisa de campo com abordagem qualitativa. Os sujeitos da pesquisa são professores que atuam na Educação de jovens e Adultos de duas escolas do município de Bayeux. Fundamentaram a investigação os estudos de: Luckesi (1996); Hoffmann (2001); e Fernandes (2014). Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário composto por 11 questões objetivas e subjetivas. Os resultados indicam que, de modo geral, o ato avaliativo realizado pelos professores com os alunos da EJA tem se limitado a uma sondagem do que foi - ou não – aprendido, ou seja, está relacionada à identificação do nível cognitivo do aluno. A concepção dos professores da EJA ainda está baseada na verificação e não na avaliação da aprendizagem. Revelam ainda que há uma grande ausência de teoria que respalde a prática avaliativa, o que concorre para que os atos avaliativos dos professores sejam reproduzidos da mesma forma que vivenciaram no passado. É imprescindível que os professores atentem para uma reflexão sobre a avaliação e busquem ressignificar suas práticas, de modo a comprometê-las com o desenvolvimento de seus alunos e, consequentemente, com a qualidade do ensino. Conclui-se que é necessário ampliar a discussão e estudos sobre a Avaliação da aprendizagem. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
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