Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15282
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmeida, Milene da Silva-
dc.date.accessioned2019-08-14T13:07:13Z-
dc.date.available2019-05-31-
dc.date.available2019-08-14T13:07:13Z-
dc.date.issued2019-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15282-
dc.description.abstractThis work has as its theme "THE IMPORTANCE OF PLAYING IN CHILD DEVELOPMENT: a study in the toy library of the Education Center of the Federal University of Paraíba". It is defended as a basic need in the life of the human being, which can not be seen only as a time pass, but a spontaneous and meaningful learning. In this way I presented the following problem: in what form and to what extent play contributes to the development of children who attend the toy library of the Education Center of the Federal University of Paraíba? I had as objectives to know the operation of the toy library of the UFPB and its purpose; analyze the planning and accomplishment of activities developed in the toy library of the UFPB; and to identify the conception of the toys as to the importance of the work developed by the toy library in the development of children. To that end, the methodology used was based on qualitative research, based on theoretical assumptions that cover thematic and field research, which unfolded through observations in the space of the toy library and questionnaires addressed to five toys. Among the theoretical references adopted, I favored the production of some authors such as Kishimoto, Vigotsky, Piaget, among others. In view of all the information contained in my research, it can be concluded that it is important to highlight the importance of the toy library of the Education Center as an extra-school space that has contributed significantly to the teaching-learning process of children.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-14T13:07:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSA31052019.pdf: 852638 bytes, checksum: e5c5a8e513634ce1c7ce6d9619f25aa0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-14T13:07:13Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSA31052019.pdf: 852638 bytes, checksum: e5c5a8e513634ce1c7ce6d9619f25aa0 (MD5) Previous issue date: 2019-05-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.titleA importância do brincar no desenvolvimento da criança: um estudo na brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Amorim, Ana Luisa Nogueira de-
dc.description.resumoEsse trabalho tem como temática “A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: um estudo na brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba”. O brincar é uma necessidade básica na vida do ser humano, que não pode ser vista apenas como um passa tempo, mas um aprendizado espontâneo e significativo. Desta forma apresentei a seguinte problemática: de que forma e em que medida o brincar contribui para o desenvolvimento de crianças que frequentam a brinquedoteca do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba? Tive como objetivos conhecer o funcionamento da brinquedoteca da UFPB e sua finalidade; analisar o planejamento e realização de atividades desenvolvidas na brinquedoteca da UFPB; e identificar a concepção das brinquedistas quanto à importância do trabalho desenvolvido pela brinquedoteca no desenvolvimento das crianças. Para tanto, a metodologia utilizada se pautou pela pesquisa de natureza qualitativa, alicerçada em pressupostos teóricos que abarcam a temática e pesquisa de campo, que se desdobrou através de observações no espaço da brinquedoteca e questionários direcionados a cinco brinquedistas. Entre os referenciais teóricos adotados, privilegiei a produção de alguns autores como Kishimoto (2003), Vigotsky (1998), Piaget (1978), entre outros. Diante de todas as informações contidas em minha pesquisa, pode-se concluir que é importante salientar a importância da brinquedoteca do Centro de Educação como um espaço extra-escolar que tem contribuído significativamente para o processo de ensino-aprendizagem das crianças.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MSA31052019.pdf832,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons