Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15287
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Rodrigo dos Santos Andrade da-
dc.date.accessioned2019-08-14T16:46:51Z-
dc.date.available2019-05-28-
dc.date.available2019-08-14T16:46:51Z-
dc.date.issued2019-05-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15287-
dc.description.abstractO referido trabalho tem como o objetivo identificar as diferentes faixas etárias presentes dentro da sala de aula da EJA, para então poder compreender a relação entre os alunos de diferentes idades, e por fim analisar as potencialidades e dificuldades das diferentes faixas etárias no processo de ensino aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são os jovens, adultos e idosos que dividem o espaço da sala de aula da EJA. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa e bibliográfica utilizando a técnica de observação e como instrumento de pesquisa o questionário que foi aplicado com alunos e professores da turma de EJA no ciclo V. A pesquisa foi realizada na Escola cidadã Integral José do Patrocínio, localizada no Funcionários 2, com dois alunos de cada faixa etária, totalizando seis alunos questionados e com quatro professores. Após as análises podemos constatar á respeito desse conflito, respostas bastante positiva onde jovens, adultos e idosos tem uma relação harmoniosa e de ajuda mútua, mostrando que é sim possível uma relação entre distintas faixas etárias, e que seja uma relação extremamente produtiva para o dia a dia dentro de sala de aula, vale pontuar a falta de capacitação dos professores antes de adentrar nessa realidade de diversidade, muito atribuído a falta de formação continuada ofertada com a referida temática e na formação inicial dos mesmos.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-14T16:46:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSAC28052019.pdf: 546515 bytes, checksum: cd13f450b84db1ceab2cac02d4652183 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-14T16:46:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSAC28052019.pdf: 546515 bytes, checksum: cd13f450b84db1ceab2cac02d4652183 (MD5) Previous issue date: 2019-05-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectConflito intergeracionalpt_BR
dc.subjectIdosos - educaçãopt_BR
dc.titleRelação intergeracional na educação de jovens e adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Furtado, Quezia Vila Flor-
dc.description.resumoO referido trabalho tem como o objetivo identificar as diferentes faixas etárias presentes dentro da sala de aula da EJA, para então poder compreender a relação entre os alunos de diferentes idades, e por fim analisar as potencialidades e dificuldades das diferentes faixas etárias no processo de ensino aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são os jovens, adultos e idosos que dividem o espaço da sala de aula da EJA. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa e bibliográfica utilizando a técnica de observação e como instrumento de pesquisa o questionário que foi aplicado com alunos e professores da turma de EJA no ciclo V. A pesquisa foi realizada na Escola cidadã Integral José do Patrocínio, localizada no Funcionários 2, com dois alunos de cada faixa etária, totalizando seis alunos questionados e com quatro professores. Após as análises podemos constatar á respeito desse conflito, respostas bastante positiva onde jovens, adultos e idosos tem uma relação harmoniosa e de ajuda mútua, mostrando que é sim possível uma relação entre distintas faixas etárias, e que seja uma relação extremamente produtiva para o dia a dia dentro de sala de aula, vale pontuar a falta de capacitação dos professores antes de adentrar nessa realidade de diversidade, muito atribuído a falta de formação continuada ofertada com a referida temática e na formação inicial dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RSAC28052019.pdf533,71 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons