Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15287Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Costa, Rodrigo dos Santos Andrade da | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-14T16:46:51Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-28 | - |
| dc.date.available | 2019-08-14T16:46:51Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15287 | - |
| dc.description.abstract | O referido trabalho tem como o objetivo identificar as diferentes faixas etárias presentes dentro da sala de aula da EJA, para então poder compreender a relação entre os alunos de diferentes idades, e por fim analisar as potencialidades e dificuldades das diferentes faixas etárias no processo de ensino aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são os jovens, adultos e idosos que dividem o espaço da sala de aula da EJA. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa e bibliográfica utilizando a técnica de observação e como instrumento de pesquisa o questionário que foi aplicado com alunos e professores da turma de EJA no ciclo V. A pesquisa foi realizada na Escola cidadã Integral José do Patrocínio, localizada no Funcionários 2, com dois alunos de cada faixa etária, totalizando seis alunos questionados e com quatro professores. Após as análises podemos constatar á respeito desse conflito, respostas bastante positiva onde jovens, adultos e idosos tem uma relação harmoniosa e de ajuda mútua, mostrando que é sim possível uma relação entre distintas faixas etárias, e que seja uma relação extremamente produtiva para o dia a dia dentro de sala de aula, vale pontuar a falta de capacitação dos professores antes de adentrar nessa realidade de diversidade, muito atribuído a falta de formação continuada ofertada com a referida temática e na formação inicial dos mesmos. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-14T16:46:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSAC28052019.pdf: 546515 bytes, checksum: cd13f450b84db1ceab2cac02d4652183 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-14T16:46:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RSAC28052019.pdf: 546515 bytes, checksum: cd13f450b84db1ceab2cac02d4652183 (MD5) Previous issue date: 2019-05-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.subject | Conflito intergeracional | pt_BR |
| dc.subject | Idosos - educação | pt_BR |
| dc.title | Relação intergeracional na educação de jovens e adultos | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Furtado, Quezia Vila Flor | - |
| dc.description.resumo | O referido trabalho tem como o objetivo identificar as diferentes faixas etárias presentes dentro da sala de aula da EJA, para então poder compreender a relação entre os alunos de diferentes idades, e por fim analisar as potencialidades e dificuldades das diferentes faixas etárias no processo de ensino aprendizagem. Os sujeitos da pesquisa são os jovens, adultos e idosos que dividem o espaço da sala de aula da EJA. Para isso foi realizado uma pesquisa qualitativa e bibliográfica utilizando a técnica de observação e como instrumento de pesquisa o questionário que foi aplicado com alunos e professores da turma de EJA no ciclo V. A pesquisa foi realizada na Escola cidadã Integral José do Patrocínio, localizada no Funcionários 2, com dois alunos de cada faixa etária, totalizando seis alunos questionados e com quatro professores. Após as análises podemos constatar á respeito desse conflito, respostas bastante positiva onde jovens, adultos e idosos tem uma relação harmoniosa e de ajuda mútua, mostrando que é sim possível uma relação entre distintas faixas etárias, e que seja uma relação extremamente produtiva para o dia a dia dentro de sala de aula, vale pontuar a falta de capacitação dos professores antes de adentrar nessa realidade de diversidade, muito atribuído a falta de formação continuada ofertada com a referida temática e na formação inicial dos mesmos. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RSAC28052019.pdf | 533,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
