Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15289Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Souza, Patrícia Maria de Araújo | - |
| dc.date.accessioned | 2019-08-14T18:00:17Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-31 | - |
| dc.date.available | 2019-08-14T18:00:17Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15289 | - |
| dc.description.abstract | This work of course conclusion (undergraduate thesis) has the purpose of knowing what graduates female academics of the master in pedagogy course of the Federal University of Paraíba, Campus I, academic term of 2017.2. say about possible contributions to the empowerment of female students. In a specific way, this study seek to realize a historical contextualization of feminist and gender struggles; as well as understanding how the insertion in higher education can contribute to equal opportunities for female students of pedagogy course. This study is about a researching using a qualitative approach whose data gathering was developed from an application of a questionnaire with referred female academics. Survey results indicate that female students recognize the importance of reflecting on issues related to gender and women empowerment in the pedagogy course and they consider that is very important to encourage the development of strategies which promote the empowerment of female academics. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-14T18:00:17Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PMAS31052019.pdf: 820227 bytes, checksum: f3ee02ed654ecc8e6c79ffba9c816253 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2019-08-14T18:00:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PMAS31052019.pdf: 820227 bytes, checksum: f3ee02ed654ecc8e6c79ffba9c816253 (MD5) Previous issue date: 2019-05-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
| dc.subject | Gênero | pt_BR |
| dc.subject | Mulher - empoderamento | pt_BR |
| dc.title | Empoderamento feminino na educação superior: a percepção de alunas concluintes do curso de Pedagogia presencial da UFPB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Silva, Jeane Felix da | - |
| dc.description.resumo | Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo conhecer o que dizem as estudantes concluintes do curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, Campus I, período letivo 2017.2, sobre as possíveis contribuições do curso para o empoderamento de suas estudantes. De maneira específica, buscou-se realizar uma contextualização histórica das lutas feministas e de gênero; e compreender de que maneira a inserção no ensino superior pode contribuir para a igualdade de oportunidades para as alunas do curso de Pedagogia. O estudo trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cuja coleta de dados se desenvolveu a partir da aplicação de um questionário com as referidas estudantes. Os resultados da pesquisa apontam que as estudantes reconhecem a importância da reflexão sobre as questões de gênero e empoderamento de mulheres no curso de Pedagogia e consideram ser de extrema importância o desenvolvimento de estratégias para promover o empoderamento de suas alunas. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| PMAS31052019.pdf | 801 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
