Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Suênia Roberta Ferreira de Carvalho-
dc.date.accessioned2019-08-15T11:04:45Z-
dc.date.available2019-05-23-
dc.date.available2019-08-15T11:04:45Z-
dc.date.issued2019-05-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15291-
dc.description.abstractThis study approaches the evaluative practices in a public school from João Pessoa-PB, whose general objective is to analyze the evaluative processes in the first years of elementary school, with the following specific objectives: to identify the instruments used by the teacher to assist in the evaluations; to characterize the pedagogical supports, theoretical and documental, used by the teacher to evaluate the children learning; to verify the influence of the national evaluations in the evaluative process of the students. For this, the theoretical framework was based on the following authors: Álvarez Méndez (2002), Chueiri (2008), Luckesi (2008a; 2011b), Hoffmann (2009) and Freitas (2009). In addition, I consulted official documents, such as: Law of Directives and Basis for National Education - LDB (1996) and the National Curricular Parameters – PCNs (1997). The data collection was realized through field research with qualitative approach, by means of the observation of 5 th year A and B classes composed by 64 (sixty four) children in total, with 32 (thirty two) in each classroom; it was also realized an interview with the teacher of the class. The results pointed that the teacher recognizes the importance of a processual evaluation; however, the observations indicated practices that have the main objective of achieving the score determined by the scholar system. In the face of this, it concludes, thus, that the school uses verification, predominantly, instead of using the learning evaluation, what makes necessary to develop policies and actions in order to problematize and insert in the evaluative processes a perspective of “Learning evaluation”, no more classificatory, but inclusive and democratic.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-15T11:04:45Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SRFCC23052019.pdf: 1104039 bytes, checksum: d93e15b4e1dbfc317c95d0749b994e63 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-15T11:04:45Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SRFCC23052019.pdf: 1104039 bytes, checksum: d93e15b4e1dbfc317c95d0749b994e63 (MD5) Previous issue date: 2019-05-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação educacionalpt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública de João Pessoa: ditos e feitospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Elzanir dos-
dc.description.resumoO presente trabalho se debruça sobre as práticas avaliativas no interior de uma escola pública do município de João Pessoa- PB, com o objetivo geral de analisar os processos avaliativos nos primeiros anos do Ensino Fundamental, com os seguintes objetivos específicos: identificar os instrumentos utilizados pela professora para auxiliar nas avaliações; caracterizar os suportes pedagógicos, teóricos e documentais utilizados pela professora ao avaliar a aprendizagem das crianças; verificar a influência das avaliações nacionais no processo avaliativo dos/das estudantes. Para isso, o aporte teórico escolhido para fundamentar a pesquisa reuniu os/as seguintes autores/as: Álvarez Méndez (2002), Chueiri (2008), Luckesi (2008a; 2011b), Hoffmann (2009) e Freitas (2009). Além disso, consultei documentos oficiais, tais como: Lei de Diretrizes e Base da Educação – LDB (1996) e os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs (1997). A coleta de dados foi realizada através da pesquisa de campo com abordagem qualitativa, por meio de observação de duas turmas de 5o anos A e B compostas por 64 (sessenta e quatro) crianças no total, sendo 32 (trinta e duas) em cada sala; foi igualmente realizada uma entrevista com a professora da turma. Os resultados alcançados apontaram que a professora reconhece a importância de uma avaliação processual, no entanto as observações indicaram práticas que têm como principal objetivo atingir a nota determinada pelo sistema escolar. Em face disso, conclui-se, portanto, que a escola utiliza verificação, predominantemente, ao invés de utilizar a avaliação da aprendizagem, sendo necessário desenvolver políticas e ações a fim de problematizar e inserir nos processos avaliativos uma perspectiva de “Avaliação da aprendizagem”, não mais classificatória, e sim, inclusiva e democrática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SRFCC23052019.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons