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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A composição do fator competências no modelo da internacional de serviços públicos (ISP) de avaliação de postos de trabalho: análise da adequação em Sistema de Remuneração do Serviço Público Municipal Brasileiro
metadata.dc.creator: Rodrigues, Haline Cordeiro
metadata.dc.contributor.advisor1: Gomes, Maria de Lourdes Barreto
metadata.dc.description.resumo: O estudo estabelece uma discussão analítico-comparativa entre as vertentes de tratamento e significação da Internacional dos Serviços Públicos (ISP) e as contribuições de Le Boterf quanto aos parâmetros de Competências como uma potencialidade presente e necessária ao Cargo e/ou Posto de Trabalho no Setor Público, além de elemento de avaliação do valor deste num sistema de remuneração. O trabalho está dividido em cinco capítulos contemplando discussões teóricas relacionadas à concepção de competências, remuneração no serviço público, equidade de gênero e ideias presentes no conceito de profissionalismo. Tratou-se, ainda, da avaliação de cargos no âmbito municipal como metodologia de concepção de sistema de remuneração. Objetivou-se em termos gerais analisar a composição do Fator Competências definida no Modelo de Avaliação de Postos de Trabalho proposto pela ISP, na perspectiva de sua adequação ao sistema de remuneração do serviço público municipal brasileiro, tendo como base o Plano de Cargos e Salários da Educação da Prefeitura de Quixadá (CE). Foram estabelecidos como procedimentos metodológicos quanti-qualitativos, a fim de respaldar a revisão de literatura, o estudo de caso único relativo ao processo de avaliação de postos pelo Comitê Bipartite de Equidade de Remuneração (governo municipal e sindicato), bem como pesquisa de campo. A aplicação de formulários de entrevista deu-se junto a servidores da Secretaria Municipal de Educação, ocupantes dos 8 (oito) cargos de provimento efetivo de agente administrativo auxiliar de serviços gerais, vigia municipal, maestro, motorista, professor de educação básica (nível médio superior) e supervisor de ensino. Deu-se o enfoque sobre o nível de concordância dos ocupantes em relação à pontuação recebida por seu cargo em cada subfator (Educação e Experiência, Capacidades de Raciocínio e Análise, Competências Interpessoais e Destreza Física) do Fator Competências do Modelo ISP. A pesquisa permitiu verificar a aplicabilidade do processo de avaliação de postos de trabalho num governo municipal, bem como perceber que o profissionalismo pode trazer suporte teórico ao processo de discussão de estrutura de cargos no serviço público. Aponta-se como restrição à pesquisa a ausência de lei municipal com estrutura de salários definida a partir dos resultados de pontuação obtidos pelos cargos. Futuros trabalhos podem envolver os demais fatores avaliativos de postos além de Competências, como Esforço, Responsabilidades e Condições de Trabalho.
Abstract: The study provides a comparative discussion between the analytical aspects of treatment and meaning of the Public Services International (PSI) and the contributions of Boterf Le (2003) regarding the parameters of competence as a potential present and needed the job and/or Tour Working in the Public Sector as well as element in evaluating the value of a compensation system. The work is divided into five chapters covering theoretical discussions related to the concept of competence, remuneration in the Public Service, gender equity and gift ideas on the concept of professionalism. It was also the evaluation of positions at the municipal level as a method of designing the pay system. Aimed to broadly examine the composition of the factor defined in Skills Assessment Model Workstations proposed by PSI, in view of its suitability for the system of remuneration of the public service in Brazil, based on the Job and Career Plan of Education of the City of Quixadá (CE). Methodological procedures were established as quantitative and qualitatively in order to support the review of the literature, the single case study concerning the evaluation process made by the Committee Bipartite Equity Compensation (municipal government and union), as well as field research. The application forms interview took place on the server side of the Municipal Department of Education, occupants of 8 (eight) positions effective administrative agent, assistant general services, municipal guard, conductor, driver, teacher education (high school and higher) and supervisor of education. He is the focus on the level of agreement of occupants in relation to the score received by his office in each sub-factor (education and experience, analysis and reasoning abilities, interpersonal skills and physical prowess) Skills Factor Model ISP. The research demonstrated the applicability of the evaluation of jobs in municipal government, as well as realizing that professionalism can provide theoretical support to the discussion of structure in the Public Service positions. They point to research as a restriction lawlessness municipal salary structure defined from the results obtained by scoring positions. Future work may involve other factors besides posts evaluative skills, such as effort, responsibility and working conditions.
Keywords: Competências
Administração de Remuneração
Avaliação de Postos de Trabalho no Setor Público
Powers
Compensation Administration
Evaluation of Work Force in Public Sector
Serviço Público - Remuneração
Postos de trabalho
Serviço Público Municipal - Quixadá - CE
Serviço públicos - Cargos
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Engenharia de Produção
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15325
Issue Date: 28-Feb-2011
Appears in Collections:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

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