Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15369| Tipo: | TCC |
| Título: | A escola e a socialização na infância |
| Autor(es): | Rodrigues, Ana Paula Chaves |
| Primeiro Orientador: | Toscano, Geovânia da Silva |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da escola para a socialização desse indivíduo. Foi feito um estudo na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Lúcia de Fátima Xavier, depois de uma base teórica, com amplos conceitos ao qual tivemos como embasamento os seguintes autores: Aries(1981), Elias (1994), Durkheim (1978), entre outros. Em seguida foi feita a pesquisa empírica, com alunos do 3º ano do ensino fundamental com idade de oito (8) e nove (9) anos, obtendo alguns resultados. Foram feitos desenhos com os alunos, para que fosse transmitido no desenho o que mais atrai eles na escola, o que mais gostam de fazer, e também pequenas entrevistas (conversas) com alguns alunos. Percebemos que a família continua sendo o espaço mais importante, porém a escola também tem grande responsabilidade por boa parte da educação do indivíduo, visto que a criança na escola passa a conviver com outras crianças de outras culturas, outros comportamentos, e isso vai ajudando a criança, a partir da escola, a ter uma melhor convivência, uma melhor socialização com os indivíduos em todos os ambientes sociais e familiares, de grande ajuda para o convívio em sociedade. |
| Abstract: | The present study aims to analyze the importance of the school for the socialization of the individual. Was made a study in the municipal school of elementary and primary education Lúcia de Fátima Xavier, after a theoretical basis, with broad concepts to which we had as background the following authors; Aries (1981), Elias (1994), Durkheim (1978) among others. Next, the empirical research was carried out, with students from the 3rd year of base primary education with an age of 8 and 9, obtaining some results, drawings were made with the students, so that it was transmitted in the drawing that most attracted them in the school, which more like to do, and also small interviews (conversations) with some students. It has been seen that the family has its importance, but the school also has great weight, and is responsible for much of the education of the individual, since the child in the school happens to live with other children of other cultures, other behaviors, and this goes helping the child, from the school, to have a better coexistence, a better socialization with the individuals in all the social and familiar environments, of great help for the conviviality in society. |
| Palavras-chave: | Socialização Infância Escola |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais |
| Tipo de Acesso: | Acesso restrito Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15369 |
| Data do documento: | 11-Jun-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| APCR17082018.pdf | 1,6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
