Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15429
Tipo: | TCC |
Título: | A contribuição do X Encontro de Administração no desenvolvimento de competências |
Autor(es): | Silva, Tuanny Thamires de Souza |
Primeiro Orientador: | Santos, Gabriela Tavares dos |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de identificar as competências desenvolvidas pelos discentes do curso de Administração a partir da realização do X Encontro de Administração (EADM), realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Campus III. Diante do cenário atual, o mercado de trabalho torna-se crescentemente competitivo, aumentando o critério para seleção de profissionais capacitados, que possuam competências para enfrentar o meio concorrente. Diante dessa realidade, torna-se necessário que o estudante ainda no seu processo de formação profissionalizante vivencie experiências que o tornem apto para enfrentar o mercado, como alternativas de desenvolvimento a Universidade promove programas de monitoria, projetos de extensão e estágios, por exemplo, todos com o objetivo de promover essa oportunidade ao discente. Portanto, a pesquisa é caracterizada como qualitativa, do tipo descritiva e o método para tratamento dos dados ocorreu a partir da análise de conteúdo. A partir de uma entrevista semi-estruturada identificou-se duas competências: as competências cognitivas e competências comportamentais. As conclusões obtidas permitem compreender os benefícios que o projeto de extensão proporciona para o aluno diante da realização do evento em questão, formando assim um profissional capacitado a partir do desenvolvimento das competências identificadas. |
Abstract: | This work has the objective of identifying the competences developed by the students of the Administration course starting from the X Meeting of Administration (EADM), held at the Federal University of Paraíba (UFPB) in Campus III. Given the current scenario, the labor market becomes increasingly competitive, increasing the criterion for the selection of qualified professionals, who have the skills to face the competing environment. Faced with this reality, it is necessary that the student still in his vocational training process experiences experiences that make him able to face the market, as alternatives for development the University promotes monitoring programs, extension projects and internships, for example, all with the purpose of promoting this opportunity to the student. Therefore, the research is characterized as qualitative, of the descriptive type and the method for treatment of the data occurred from the analysis of content. From a semi-structured interview, two competences were identified: cognitive skills and behavioral skills. The conclusions obtained allow us to understand the benefits that the extension project provides for the student in the event of the event in question, thus forming a qualified professional from the development of the identified competencies. |
Palavras-chave: | Competências Evento Projeto de extensão |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15429 |
Data do documento: | 6-Jun-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Administração - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TTSS29082019.pdf | 749,12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons