Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15429
Tipo: TCC
Título: A contribuição do X Encontro de Administração no desenvolvimento de competências
Autor(es): Silva, Tuanny Thamires de Souza
Primeiro Orientador: Santos, Gabriela Tavares dos
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de identificar as competências desenvolvidas pelos discentes do curso de Administração a partir da realização do X Encontro de Administração (EADM), realizado na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) no Campus III. Diante do cenário atual, o mercado de trabalho torna-se crescentemente competitivo, aumentando o critério para seleção de profissionais capacitados, que possuam competências para enfrentar o meio concorrente. Diante dessa realidade, torna-se necessário que o estudante ainda no seu processo de formação profissionalizante vivencie experiências que o tornem apto para enfrentar o mercado, como alternativas de desenvolvimento a Universidade promove programas de monitoria, projetos de extensão e estágios, por exemplo, todos com o objetivo de promover essa oportunidade ao discente. Portanto, a pesquisa é caracterizada como qualitativa, do tipo descritiva e o método para tratamento dos dados ocorreu a partir da análise de conteúdo. A partir de uma entrevista semi-estruturada identificou-se duas competências: as competências cognitivas e competências comportamentais. As conclusões obtidas permitem compreender os benefícios que o projeto de extensão proporciona para o aluno diante da realização do evento em questão, formando assim um profissional capacitado a partir do desenvolvimento das competências identificadas.
Abstract: This work has the objective of identifying the competences developed by the students of the Administration course starting from the X Meeting of Administration (EADM), held at the Federal University of Paraíba (UFPB) in Campus III. Given the current scenario, the labor market becomes increasingly competitive, increasing the criterion for the selection of qualified professionals, who have the skills to face the competing environment. Faced with this reality, it is necessary that the student still in his vocational training process experiences experiences that make him able to face the market, as alternatives for development the University promotes monitoring programs, extension projects and internships, for example, all with the purpose of promoting this opportunity to the student. Therefore, the research is characterized as qualitative, of the descriptive type and the method for treatment of the data occurred from the analysis of content. From a semi-structured interview, two competences were identified: cognitive skills and behavioral skills. The conclusions obtained allow us to understand the benefits that the extension project provides for the student in the event of the event in question, thus forming a qualified professional from the development of the identified competencies.
Palavras-chave: Competências
Evento
Projeto de extensão
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15429
Data do documento: 6-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Administração - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TTSS29082019.pdf749,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons