Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15443
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Maria Aparecida Alves de-
dc.date.accessioned2019-08-30T12:15:36Z-
dc.date.available2017-11-29-
dc.date.available2019-08-30T12:15:36Z-
dc.date.issued2017-11-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15443-
dc.description.abstractThe general objective of the present study was to analyze the teachers' perception about the practice of capoeira and its relationship with children's school learning. To accomplish this goal, we use as goals: to investigate what teachers of the public network understand about capoeira and its relationship with school learning; to identify in the teaching perspective the possible contributions of capoeira to the human and social formation of children and to discuss capoeira as an expression of non-formal education within schools. Capoeira constitutes an Afro-Brazilian sociocultural manifestation, is represented as an element of resistance and carries in its roots expressions of struggle and struggle against exploitation. In addition to these aspects, it is a facilitator of school teaching / learning by considering the various domains of child development, such as cognitive, psychomotor, affective and historical / social in which the subjects are inserted. This is a qualitative research and to collect the data we used a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview script. The participants were 11 teachers from the municipal public network of the city of João Pessoa-PB. Therefore, the results show that most teachers conceive capoeira as a sport and that the practice of capoeira contributes to school learning, especially with regard to cognitive aspects, helping in concentration, discipline and interaction among students. The data show that this practice also contributes to the construction of less conflictive relationships in the classroom and helps children develop.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-08-30T12:15:35Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAAS29112017.pdf: 744813 bytes, checksum: 7f787399e833a496591e6e69be6250eb (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-08-30T12:15:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MAAS29112017.pdf: 744813 bytes, checksum: 7f787399e833a496591e6e69be6250eb (MD5) Previous issue date: 2017-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.subjectAprendizagem escolarpt_BR
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.titleRelação da capoeira com a aprendizagem escolar infantil: olhares da prática pedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Mariana Lins de-
dc.description.resumoO objetivo geral do presente estudo consistiu em analisar a percepção dos professores acerca da prática da capoeira e sua relação com a aprendizagem escolar das crianças. Para efetivação do mesmo utilizamos como objetivos específicos: investigar o que os professores da rede pública compreendem sobre a capoeira e sua relação com a aprendizagem escolar; identificar na perspectiva docente as possíveis contribuições da capoeira para a formação humana e social das crianças e discutir a capoeira como uma expressão de educação não formal no interior das escolas. A capoeira se constitui como uma manifestação sociocultural afro- brasileira, é representada como elemento de resistência e carrega em suas raízes expressões de luta e combate a exploração. Além desses aspectos, encontra-se como um instrumento facilitador do ensino/aprendizagem escolar por contemplar os vários domínios do desenvolvimento infantil, tais como: cognitivo, psicomotor, afetivo e histórico/social nos quais os sujeitos estão inseridos. Esta é uma pesquisa de cunho qualitativo e para coleta dos dados utilizamos dois questionários, um sociodemográfico e um com questões abertas mistas. Os participantes foram 11 professores da rede pública municipal da cidade de João Pessoa- PB. Diante disso, os resultados encontrados demonstram que a maioria dos docentes concebe a capoeira como esporte e que a prática da capoeira contribui para aprendizagem escolar, sobretudo no que se refere aos aspectos cognitivos, auxiliando na concentração, disciplina e interação entre alunos. Os dados apontam que esta prática contribui ainda, na construção de relações menos conflituosas em sala de aula e auxilia no desenvolvimento infantil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MAAS29112017.pdf727,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons